Feriados Penedo 2024 lista da cidade feriados 2024 Penedo AL

Feriados Penedo 2024: Penedo é uma cidade localizada em Alagoas, conhecida por suas belas praias e pelo seu valor histórico. Fundada em 1560, a cidade passou por diferentes períodos históricos, desde a invasão holandesa, até a conquista da sua independência.

Feriados Penedo 2024

Veja na tabela abaixo os feriados Penedo 2024 e programe sua agenda.

01 DE JANEIRO Feriado Nacional (Confraternização Universal)
12 DE FEVEREIRO Ponto Facultativo (Carnaval)
13 DE FEVEREIRO Ponto Facultativo (Carnaval)
14 DE FEVEREIRO Ponto Facultativo (Quarta-feira de Cinzas)
29 DE MARÇO Ponto Facultativo (Sexta-feira Santa)
12 DE ABRIL Feriado Municipal (Aniversário Penedo)
21 DE ABRIL Feriado Nacional (Tiradentes)
01 DE MAIO Feriado Nacional (Dia do Trabalhador)
30 DE MAIO Ponto Facultativo (Corpus Christi)
24 DE JUNHO Feriado Estadual (São João)
29 DE JUNHO Feriado Estadual (São Pedro)
07 DE SETEMBRO Feriado Nacional (Independência do Brasil)
16 DE SETEMBRO Feriado Estadual (Emancipação política)
12 DE OUTUBRO Feriado Nacional (Nossa Senhora Aparecida)
28 DE OUTUBRO Ponto Facultativo (Dia do Servidor Público)
02 DE NOVEMBRO Feriado Nacional (Finados)
15 DE NOVEMBRO Feriado Nacional (Proclamação da República)
20 DE NOVEMBRO Feriado Estadual (Morte de Zumbi dos Palmares)
08 DE DEZEMBRO Feriado Municipal
24 DE DEZEMBRO Ponto Facultativo (Véspera de Natal)
25 DE DEZEMBRO Feriado Nacional (Natal)
31 DE DEZEMBRO Ponto Facultativo (Véspera de Ano-Novo)

Clique no link para visualizar somente os feriados Alagoas (nacionais e estaduais).

Feriados 2024 Penedo

Neste artigo você encontrará informações sobre os feriados Penedo 2024 cidade que está localizada em Alagoas, estado cuja sigla é AL.

A cidade de Penedo foi fundada com o nome de Vila do Penedo do São Francisco e só em 1842 se tornou cidade. Durante sua história, a cidade teve grande importância econômica com o extrativismo da cana-de-açúcar e que posteriormente viria a ser a cidade portuária mais importante de Alagoas.

Feriados Penedo AL

Mas o que realmente marca a cidade é a sua rica história. No século XVII, a cidade foi invadida por Maurício de Nassau e por dez anos esteve sob o domínio holandês, sendo renomeada em homenagem ao governador. Logo surgiu o movimento revolucionário Openeda, com o objetivo de lutar contra os invasores e tomar o controle da cidade novamente.

Feriado em Penedo

O movimento Openeda culminou em 19 de setembro de 1645, quando Valentim da Rocha Pita conduziu a batalha final no Alto do Monte Alegre, atual Praça Clementino do Monte. A Cruz de pedra erguida na ocasião é um dos pontos turísticos mais visitados da cidade.

Próximo feriado em Penedo

Outro marco histórico da cidade é o Convento e Igreja de Santa Maria dos Anjos, construído pelos franciscanos em 1660, que oferecia educação em francês, latim e filosofia. Hoje, o convento e a igreja são patrimônio histórico e cultural da cidade.

A cidade de Penedo é uma mistura de história e beleza natural. Além do patrimônio histórico, a cidade também é conhecida por suas belas praias, como a Praia do Peba e a Praia do Francês, ambas localizadas na região litorânea de Alagoas.

A cidade também conta com uma rica culinária, que mistura pratos regionais com a culinária portuguesa, como o famoso arroz de hauçá, a carne de sol, a galinha cabidela e o bolo de rolo.

Penedo é também um importante centro cultural do estado de Alagoas. A cidade é conhecida como a “Atenas Alagoana”, devido a seu patrimônio histórico e cultural. A cidade abriga diversos museus, como o Museu do Sertão, que conta a história do povo nordestino, e o Museu Regional de Penedo, que apresenta a história local.

Devido à sua rica história e seu patrimônio cultural, a cidade vem se tornando um importante destino turístico no estado de Alagoas. Com suas belas praias, sua culinária saborosa e sua rica história, a cidade de Penedo é um lugar que vale a pena ser visitado.

DEIXE UM COMENTÁRIO