Feriados Canutama 2024 cidade feriados 2024 Canutama AM

Feriados Canutama 2024: Canutama é uma cidade localizada no estado do Amazonas, com uma história rica e cheia de mudanças. Na fundação, em torno de 1874, Canutama era chamada de Nova Colônia Bela Vista, mas com o passar do tempo, a cidade passou por algumas alterações, inclusive na sua denominação, devido a um acontecimento curioso com um índio de Tapauá, que cortou o pé e gritou "Canutama, Canutama", que significa "Pé Cortado".

Feriados Canutama 2024

Veja na tabela abaixo os feriados Canutama 2024 e programe sua agenda.

01 DE JANEIRO Feriado Nacional (Confraternização Universal)
12 DE FEVEREIRO Ponto Facultativo (Carnaval)
13 DE FEVEREIRO Ponto Facultativo (Carnaval)
14 DE FEVEREIRO Ponto Facultativo (Quarta-feira de Cinzas)
29 DE MARÇO Ponto Facultativo (Sexta-feira Santa)
21 DE ABRIL Feriado Nacional (Tiradentes)
01 DE MAIO Feriado Nacional (Dia do Trabalhador)
30 DE MAIO Ponto Facultativo (Corpus Christi)
24 DE JUNHO Feriado Municipal
05 DE SETEMBRO Feriado Estadual (Elevação do Amazonas à categoria de província)
07 DE SETEMBRO Feriado Nacional (Independência do Brasil)
10 DE OUTUBRO Feriado Municipal (Aniversário Canutama)
12 DE OUTUBRO Feriado Nacional (Nossa Senhora Aparecida)
28 DE OUTUBRO Ponto Facultativo (Dia do Servidor Público)
02 DE NOVEMBRO Feriado Nacional (Finados)
15 DE NOVEMBRO Feriado Nacional (Proclamação da República)
20 DE NOVEMBRO Feriado Estadual (Dia da Consciência Negra)
08 DE DEZEMBRO Feriado Estadual (Nossa Senhora da Conceição)
24 DE DEZEMBRO Ponto Facultativo (Véspera de Natal)
25 DE DEZEMBRO Feriado Nacional (Natal)
31 DE DEZEMBRO Ponto Facultativo (Véspera de Ano-Novo)

Clique no link para visualizar somente os feriados Amazonas (nacionais e estaduais).

Feriados 2024 Canutama

Neste artigo você encontrará informações sobre os feriados Canutama 2024 cidade que está localizada em Amazonas, estado cuja sigla é AM.

A cidade foi elevada à categoria de município e distrito em 1891, através da Lei Estadual n.º 22, desmembrada do município de Lábrea. O município foi criado com oito distritos em 1911, mas houve várias mudanças no decorrer dos anos. Em 1930, a cidade foi suprimida e seu território foi anexado ao município de Lábrea, mas, logo em seguida, foi restaurada através do Ato n.º 234 de 1931. Em 1938, os distritos de Abufari e Itatuba foram extintos pelo Decreto-lei Estadual n.º 176 e novos distritos foram criados.

Feriados Canutama AM

Em 1955, a cidade sofreu uma mudança significativa, com a criação do município de Tapauã, desmembrado do território de Canutama. Desde então, o município é composto somente pelo distrito sede. Com a expansão e consolidação da economia típica da região, como a pesca, a agricultura e a exploração de madeira, a cidade de Canutama possui uma economia próspera e uma população acolhedora e trabalhadora.

Feriado em Canutama

Com uma biodiversidade única, Canutama oferece aos visitantes diversas opções de turismo, desde as belíssimas paisagens naturais, como rios, florestas e igarapés, até a oportunidade de conhecer a cultura e as tradições das comunidades locais. No cenário turístico destaca-se a Festa do Tracajá, realizada anualmente, que celebra o período da piracema dos tracajás, época em que estes animais saem dos rios para depositarem seus ovos nas areias das praias. A festa celebra a captura dos tracajás pelos ribeirinhos e oferece aos visitantes a oportunidade de experimentar pratos típicos da culinária amazonense, preparados com esse famoso peixe da região.

Próximo feriado em Canutama

A cidade de Canutama ainda conserva suas tradições e costumes, sendo uma realizadora assídua de manifestações culturais locais, como o Festival de Canções e o Festival de Danças. Além disso, a cidade conta com uma rica produção artesanal, como cerâmica, renda, colares e pulseiras, que são comercializadas localmente e também apresentadas em feiras itinerantes.

Com uma localização privilegiada, a cidade de Canutama está situada na margem direita do Rio Canutama, afluente do Rio Purus, a 940 km de Manaus. A cidade pode ser acessada através de voos regulares para os aeroportos de Lábrea e Porto de Humaitá, e também através de viagens de barco, saindo de Manaus em direção ao município.

Em suma, Canutama é um lugar encantador, que guardou suas raízes culturais e se desenvolveu sem abandonar suas tradições. A cidade oferece ao visitante um conjunto de belezas naturais, gastronomia, artesanato e cultura, que tornam a visita uma experiência inesquecível.

DEIXE UM COMENTÁRIO