Feriados Japurá 2024 lista da cidade feriados 2024 Japurá AM

Feriados Japurá 2024: Japurá é um município localizado no estado do Amazonas, banhado pelo Rio Japurá, que é considerado a principal via de acesso à cidade. Segundo registros históricos, o rio foi um dos primeiros a ser navegado pelos colonizadores em 1755, durante uma visita de correição das povoações pelo ouvidor Ribeiro Sampaio.

Feriados Japurá 2024

Veja na tabela abaixo os feriados Japurá 2024 e programe sua agenda.

01 DE JANEIRO Feriado Nacional (Confraternização Universal)
12 DE FEVEREIRO Ponto Facultativo (Carnaval)
13 DE FEVEREIRO Ponto Facultativo (Carnaval)
14 DE FEVEREIRO Ponto Facultativo (Quarta-feira de Cinzas)
29 DE MARÇO Ponto Facultativo (Sexta-feira Santa)
21 DE ABRIL Feriado Nacional (Tiradentes)
01 DE MAIO Feriado Nacional (Dia do Trabalhador)
30 DE MAIO Ponto Facultativo (Corpus Christi)
05 DE SETEMBRO Feriado Estadual (Elevação do Amazonas à categoria de província)
07 DE SETEMBRO Feriado Nacional (Independência do Brasil)
12 DE OUTUBRO Feriado Nacional (Nossa Senhora Aparecida)
28 DE OUTUBRO Ponto Facultativo (Dia do Servidor Público)
02 DE NOVEMBRO Feriado Nacional (Finados)
15 DE NOVEMBRO Feriado Nacional (Proclamação da República)
20 DE NOVEMBRO Feriado Estadual (Dia da Consciência Negra)
08 DE DEZEMBRO Feriado Estadual (Nossa Senhora da Conceição)
19 DE DEZEMBRO Feriado Municipal (Aniversário Japurá)
24 DE DEZEMBRO Ponto Facultativo (Véspera de Natal)
25 DE DEZEMBRO Feriado Nacional (Natal)
31 DE DEZEMBRO Ponto Facultativo (Véspera de Ano-Novo)

Clique no link para visualizar somente os feriados Amazonas (nacionais e estaduais).

Feriados 2024 Japurá

Neste artigo você encontrará informações sobre os feriados Japurá 2024 cidade que está localizada em Amazonas, estado cuja sigla é AM.

O nome Japurá, que também é o nome do rio, tem origem indígena e significa "massa branda, negra, feita de certas frutas e que comiam com beiju". É importante ressaltar que o rio Japurá fica próximo das margens do rio Solimões, que são barrentas, mas suas águas são límpidas e cristalinas.

Feriados Japurá AM

Além do Rio Japurá, a região também é marcada pela presença de outros rios, como o Puruê, Apaporis, Acanauí e o paraná Boá-Boá. E a fauna e a flora são diversas, sendo possível encontrar seringueiras, madeira de boa qualidade, peixes como pirarucu e tambaqui, e animais silvestres, como queixada, paca e veado.

Feriado em Japurá

A região do Japurá foi outrora habitada por muitas tribos indígenas, mas hoje está quase deserta. O presidente do Amazonas em 1864, Adolpho Barros, já constatava que o rio estava "lamentavelmente despovoado". Os Macus vagavam entre o Japurá e o Negro, não se via mais um Passé ou Xomana, só algumas relíquias das nações Jury e Cueretu.

Próximo feriado em Japurá

O município de Japurá foi criado pela Lei estadual nº 96 de 19 de dezembro de 1955, desmembrando o ex-distrito de Maraã, do município de Tefé, compreendendo o subdistrito de Igualdade. Sua sede foi estabelecida em Vila Bitencourt, mas atualmente a cidade de Japurá é a capital do município.

Embora seja uma cidade pequena, Japurá possui uma rica cultura, com muitas manifestações artísticas e históricas. A cidade se destaca pela produção de artesanatos indígenas, como cestarias, cerâmicas e tapeçarias, além de contar com diversas festividades, como a Festa do Divino Espírito Santo, que acontece todos os anos no mês de maio.

A região de Japurá é ainda pouco explorada turisticamente e é um destino perfeito para quem busca contato com a natureza e uma experiência cultural autêntica. Lá é possível fazer passeios de barco pelos rios, visitar aldeias indígenas, conhecer as plantas e animais da região, além de vivenciar a cultura local em suas festividades e artesanatos.

Em resumo, Japurá é uma cidade do Amazonas que tem nas águas límpidas do Rio Japurá a sua principal marca. Uma cidade com rica cultura e história, que mantém viva as tradições e costumes dos povos que ali habitaram. Uma região que ainda possui muito a ser explorado, tanto em termos de turismo, quanto de preservação da natureza e cultura.

DEIXE UM COMENTÁRIO