Feriados Itanagra 2024 cidade feriados 2024 Itanagra BA

Feriados Itanagra 2024: Itanagra é uma cidade do estado da Bahia, fundada no dia 30 de julho de 1962 pelo primeiro prefeito Antônio de Souza Gomes. O nome da cidade é originário da língua Tupi, significando "Pedra de Areia", e já foi habitada por povos indígenas.

Feriados Itanagra 2024

Veja na tabela abaixo os feriados Itanagra 2024 e programe sua agenda.

01 DE JANEIRO Feriado Nacional (Confraternização Universal)
12 DE FEVEREIRO Ponto Facultativo (Carnaval)
13 DE FEVEREIRO Ponto Facultativo (Carnaval)
14 DE FEVEREIRO Ponto Facultativo (Quarta-feira de Cinzas)
29 DE MARÇO Ponto Facultativo (Sexta-feira Santa)
21 DE ABRIL Feriado Nacional (Tiradentes)
01 DE MAIO Feriado Nacional (Dia do Trabalhador)
30 DE MAIO Ponto Facultativo (Corpus Christi)
02 DE JULHO Feriado Estadual (Independência da Bahia)
30 DE JULHO Feriado Municipal (Aniversário Itanagra)
07 DE SETEMBRO Feriado Nacional (Independência do Brasil)
12 DE OUTUBRO Feriado Nacional (Nossa Senhora Aparecida)
28 DE OUTUBRO Ponto Facultativo (Dia do Servidor Público)
02 DE NOVEMBRO Feriado Nacional (Finados)
15 DE NOVEMBRO Feriado Nacional (Proclamação da República)
24 DE DEZEMBRO Ponto Facultativo (Véspera de Natal)
25 DE DEZEMBRO Feriado Nacional (Natal)
31 DE DEZEMBRO Ponto Facultativo (Véspera de Ano-Novo)

Clique no link para visualizar somente os feriados Bahia (nacionais e estaduais).

Feriados 2024 Itanagra

Neste artigo você encontrará informações sobre os feriados Itanagra 2024 cidade que está localizada em Bahia, estado cuja sigla é BA.

A cidade foi inicialmente denominada de várias formas, como Cipó das Cabaças, Engenho de Cipó e Açú da Torre, até chegar ao nome atual. A cidade foi fundada por volta de julho de 1842. Nesse ano, uma expedição liderada pelo capitão e almoxarife do Barão da Torre Manoel Dias Gonçalves chegou ao local e entrou em contato com os índios Tupi da região.

Feriados Itanagra BA

O local foi escolhido para o primeiro acampamento, e a primeira plantação foi de cana-de-açúcar. Por causa disso, criaram o primeiro engenho movido a braços, administrado pelo progredido Alexandre Alves, apelidado de Xixi. Na inauguração do engenho, o nome da cidade foi mudado para Engenho do Cipó, em 03 de novembro de 1943.

Feriado em Itanagra

Após o engenho ter sido instalado, Alexandre Alves construiu um segundo engenho próximo ao Rio Sauípe. Ele também dedicou uma casa para sede da fazenda Olhos D'Água para seu filho José Alves, que começou a distribuir as terras com aqueles que desejassem construir novos engenhos, aproveitando a força da água para movimentá-los. Surgiram assim as fazendas: Taimbé do major Beumiro de Souza Gomes, Lontra do coronel Francelino, Perí do coronel Lauro Veloso, Jaqueira de José Ermenegildo de Souza e Tabatinga do coronel Aurélio Veloso.

Próximo feriado em Itanagra

Há outros nomes conhecidos na história da cidade, tais como Arraial do Cipó de Açu da Torre, Cipó das Cabaças e Engenho do Cipó. Em 1938, a cidade recebeu o nome de Vila de Itanagra, dado pelo desembargador José Martins de Almeida, que também deu o significado da palavra ITANAGRA: ITA (pedra) e NAGRA (areia).

Itanagra é uma cidade com um rico patrimônio histórico e cultural. No local, há sinais que lembram os engenhos, sezalas, ruins das residências, igrejas, morões e cruzeiros. Foram quatro engenhos que mais se destacaram em Itanagra: o da Fazenda Taimbé, o da Fazenda Olhos D'Água, o da Fazenda Lontra e o da Fazenda Perí.

Em Itanagra, há ainda uma fauna e flora de extrema beleza, como a Mata Atlântica, e uma natureza que encanta e surpreende os visitantes. A cidade é uma opção turística para quem deseja fugir do agito das grandes cidades e apreciar as belezas naturais do litoral baiano. Há muitas praias e lugares com águas cristalinas que são um convite ao mergulho e a prática de atividades aquáticas.

Itanagra é uma cidade do estado da Bahia que se destaca pela sua história, cultura, patrimônio e belezas naturais. É um lugar encantador, que oferece muitas opções de lazer e turismo para quem deseja conhecer e contemplar a riqueza do litoral baiano. É uma cidade que, com certeza, vale a pena conhecer e visitar.

DEIXE UM COMENTÁRIO