Feriados Itaparica 2024 cidade feriados 2024 Itaparica BA

Feriados Itaparica 2024: Itaparica é uma ilha localizada no Estado da Bahia e é uma excelente opção para quem busca beleza natural e história. Sua localização privilegiada, perto da capital Salvador, torna-a um destino turístico muito procurado por pessoas de todas as partes do Brasil e do mundo.

Feriados Itaparica 2024

Veja na tabela abaixo os feriados Itaparica 2024 e programe sua agenda.

01 DE JANEIRO Feriado Nacional (Confraternização Universal)
07 DE JANEIRO Feriado Municipal
12 DE FEVEREIRO Ponto Facultativo (Carnaval)
13 DE FEVEREIRO Ponto Facultativo (Carnaval)
14 DE FEVEREIRO Ponto Facultativo (Quarta-feira de Cinzas)
29 DE MARÇO Ponto Facultativo (Sexta-feira Santa)
21 DE ABRIL Feriado Nacional (Tiradentes)
01 DE MAIO Feriado Nacional (Dia do Trabalhador)
30 DE MAIO Ponto Facultativo (Corpus Christi)
24 DE JUNHO Feriado Municipal
02 DE JULHO Feriado Estadual (Independência da Bahia)
10 DE AGOSTO Feriado Municipal
07 DE SETEMBRO Feriado Nacional (Independência do Brasil)
12 DE OUTUBRO Feriado Nacional (Nossa Senhora Aparecida)
25 DE OUTUBRO Feriado Municipal (Aniversário Itaparica)
28 DE OUTUBRO Ponto Facultativo (Dia do Servidor Público)
02 DE NOVEMBRO Feriado Nacional (Finados)
15 DE NOVEMBRO Feriado Nacional (Proclamação da República)
20 DE NOVEMBRO Feriado Municipal (Dia da Consciência Negra)
24 DE DEZEMBRO Ponto Facultativo (Véspera de Natal)
25 DE DEZEMBRO Feriado Nacional (Natal)
31 DE DEZEMBRO Ponto Facultativo (Véspera de Ano-Novo)

Clique no link para visualizar somente os feriados Bahia (nacionais e estaduais).

Feriados 2024 Itaparica

Neste artigo você encontrará informações sobre os feriados Itaparica 2024 cidade que está localizada em Bahia, estado cuja sigla é BA.

A cidade tem uma história riquíssima, iniciada com a chegada do navegador português Diogo Álvaro Corrêa, o Caramuru, em 1510. Ele se enamorou da índia Tupinambá Paraguaçu, filha do cacique da ilha e casou-se com ela. Os Tupinambás foram os primeiros habitantes da ilha, e seu nome vem dessa origem. A ilha ainda conta com diversas lendas que contam a sua história, como a que diz que Itaparica vem do Tupi e significa 'cerca feita de pedras', por causa dos arrecifes que contornam toda a costa da ilha.

Feriados Itaparica BA

Durante o período da colonização, a ilha tinha um pequeno núcleo de povoamento fundado por jesuítas, onde hoje se localiza a Vila de Baiacu, então denominada como Vila do Senhor da Vera Cruz, que iniciou a primeira plantação de cana-de-açúcar e a cultura do trigo. A riqueza gerada levou a que corsários ingleses atacassem a ilha já em 1597 e, entre os anos de 1600 e 1647, a ilha foi invadida pelos holandeses. Durante a última das invasões, os holandeses construíram o Forte de São Lourenço.

Feriado em Itaparica

Em 1763, Itaparica tornou-se uma das maiores ilhas da colônia e, por conta disso, foi incorporada aos bens da Coroa. A ilha possui também importantes estaleiros que eram empório de construções navais da colônia. Ali se armou a primeira quilha da Marinha de Guerra no Brasil. Além disso, a ilha teve grande atividade econômica com a pesca da baleia, sobretudo durante os séculos XVII e XVIII, por esse fato, antes de chamar-se Itaparica era conhecida como Arraial da Ponta das Baleias.

Próximo feriado em Itaparica

Neste período, a ilha hospedou imperadores brasileiros como D. Pedro I e D. Pedro II em antigos e belíssimos sobrados, existentes até hoje. Foi em Itaparica que se assentou a primeira máquina a vapor em terras brasileiras, no engenho de Ingá-Açu. E a Fonte da Bica, importante local da cidade, foi construída em 1842 e oficializada como Estância Hidromineral em 1937, única do país à beira-mar. A água possui indiscutíveis propriedades medicinais em sua composição. A nascente fica oculta no morro de Santo Antônio.

Itaparica tornou-se um município em 1833, emancipando-se de Salvador, e depois em 1962, foi elevada a cidade. A ilha é conhecida também pelos seus belos hotéis, pousadas e praias. Um dos lugares mais visitados é a Praia de Ponta de Areia, onde os turistas desfrutam de águas cristalinas e calmas cercadas de coqueiros. A Praia do Forte, localizada em frente ao Forte de São Lourenço, é muito procurada por surfistas e kitesurfistas. Outra praia bastante conhecida é a Praia da Conceição, que tem uma bela vista para a cidade de Salvador.

Mas Itaparica não é só natureza e história. A cidade também é muito festeira. O carnaval na ilha é muito animado e os turistas e moradores da cidade curtirem bastante a festa. Além do carnaval, a cidade também tem outras festividades como a festa do Divino, que acontece em maio, e a festa de São João, em junho.

Itaparica é uma cidade com muitas atrações e, com certeza, merece ser visitada. Sua história é rica e a cidade é um verdadeiro paraíso para quem quer se conectar com a natureza e relaxar. Sem dúvida, é um destino turístico que agrada a todos.

DEIXE UM COMENTÁRIO