Feriados Acarape 2024 cidade feriados 2024 Acarape CE

Feriados Acarape 2024: A cidade de Acarape, localizada no estado do Ceará, tem uma história bastante interessante. A região era habitada pelos índios Tapuias e Balurité, sendo conhecida como vila dos índios. A ocupação do Vale do Acarape ocorreu seguindo os cursos dos rios principais, no caso, o Rio Pacoti. As primeiras sesmarias concedidas na região de Baturité estavam localizadas na base da serra e, lentamente, seguindo o curso dos rios Choró e Pacoti, procedeu-se a ocupação até a serra de Baturité.

Feriados Acarape 2024

Veja na tabela abaixo os feriados Acarape 2024 e programe sua agenda.

01 DE JANEIRO Feriado Nacional (Confraternização Universal)
12 DE FEVEREIRO Ponto Facultativo (Carnaval)
13 DE FEVEREIRO Ponto Facultativo (Carnaval)
14 DE FEVEREIRO Ponto Facultativo (Quarta-feira de Cinzas)
19 DE MARÇO Feriado Estadual (Dia de São José)
25 DE MARÇO Feriado Estadual (Abolição da escravidão no Ceará)
29 DE MARÇO Ponto Facultativo (Sexta-feira Santa)
21 DE ABRIL Feriado Nacional (Tiradentes)
01 DE MAIO Feriado Nacional (Dia do Trabalhador)
30 DE MAIO Ponto Facultativo (Corpus Christi)
15 DE AGOSTO Feriado Estadual (Dia de Nossa Senhora da Assunção)
07 DE SETEMBRO Feriado Nacional (Independência do Brasil)
12 DE OUTUBRO Feriado Nacional (Nossa Senhora Aparecida)
28 DE OUTUBRO Ponto Facultativo (Dia do Servidor Público)
02 DE NOVEMBRO Feriado Nacional (Finados)
15 DE NOVEMBRO Feriado Nacional (Proclamação da República)
15 DE NOVEMBRO Feriado Municipal (Aniversário Acarape)
24 DE DEZEMBRO Ponto Facultativo (Véspera de Natal)
25 DE DEZEMBRO Feriado Nacional (Natal)
31 DE DEZEMBRO Ponto Facultativo (Véspera de Ano-Novo)

Clique no link para visualizar somente os feriados Ceará (nacionais e estaduais).

Feriados 2024 Acarape

Neste artigo você encontrará informações sobre os feriados Acarape 2024 cidade que está localizada em Ceará, estado cuja sigla é CE.

Somente no primeiro quarto do século XVIII, os primeiros brancos chegaram e se estabeleceram na parte sul da serra de Baturité, embora a primeira sesmaria concedida na área do Maciço de Baturité datasse de 1680. Em 1702, foi concedida a Marcelino Gomes a primeira sesmaria na área do município de Redenção, na serra do Acará, começando no pólo Paracupeba, e, em 1776, a Serra do Cantagalo foi apossada por Pantaleão Ferreira de Castro.

Feriados Acarape CE

Os primeiros sesmeiros, originários de Pernambuco, introduziram na região a cultura da cana-de-açúcar e, a partir de 1740, começaram a surgir as primeiras usinas. O município de Acarape tem sua origem ligada à Lei Provincial n.º 1.255, de 28-12-1868, que elevou a localidade à categoria de vila, desmembrando-a de Baturité, com sede no atual distrito de Acarape. Foi instalado em 21-08-1841.

Feriado em Acarape

A denominação Acarape é de origem indígena, composta de Acará (peixe) e Pé (caminho), significando “caminho dos peixes” ou, conforme José Alencar, Acará (Garças) e Pé (caminho ou Canal), significando “Caminho das Garças”.

Próximo feriado em Acarape

A cidade de Acarape é constituída apenas pelo distrito sede e possui uma população de cerca de 7.500 habitantes, segundo dados de 2021 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Entre as opções turísticas da cidade, encontra-se o Museu Histórico de Acarape, que conta a história do município através de fotos e objetos antigos. Também estão presentes na cidade a Igreja Matriz de Sant’Ana, a Igreja do Rosário dos Homens Pretos e a Capela do Divino Espírito Santo.

Além disso, Acarape é conhecida por possuir um dos maiores carnavais do Ceará, que atrai milhares de turistas todos os anos. Os foliões podem desfrutar de trios elétricos, blocos de rua e diversas atrações musicais.

A cidade também é famosa pela produção de cachaça e rapadura artesanais, que são vendidas em feiras locais e alguns pontos turísticos da cidade.

Em resumo, Acarape é uma cidade com uma rica história e diversas opções turísticas, além de ser um importante polo produtor de cachaça e rapadura no Ceará. Se você ainda não conhece, vale a pena planejar uma viagem para essa bela cidade do interior cearense.

DEIXE UM COMENTÁRIO