Feriados Ibaretama 2024 cidade feriados 2024 Ibaretama CE

Feriados Ibaretama 2024: Ibaretama é um município do estado do Ceará, localizado a 30km de distância de Quixadá, de onde se desmembrou por força da lei nº 11.341, assinada pelo então governador Tasso Ribeiro Jereissat em 1988. Com uma área territorial de 870km² e uma população de 11.051 habitantes segundo o IBGE de 1996, Ibaretama limita-se ao norte com os municípios de Baturité e Aracoiaba, ao sul com Quixadá, a leste com Morada Nova e Quixadá, e a oeste com Itapiúna e Quixadá.

Feriados Ibaretama 2024

Veja na tabela abaixo os feriados Ibaretama 2024 e programe sua agenda.

01 DE JANEIRO Feriado Nacional (Confraternização Universal)
12 DE FEVEREIRO Ponto Facultativo (Carnaval)
13 DE FEVEREIRO Ponto Facultativo (Carnaval)
14 DE FEVEREIRO Ponto Facultativo (Quarta-feira de Cinzas)
19 DE MARÇO Feriado Estadual (Dia de São José)
25 DE MARÇO Feriado Estadual (Abolição da escravidão no Ceará)
29 DE MARÇO Ponto Facultativo (Sexta-feira Santa)
21 DE ABRIL Feriado Nacional (Tiradentes)
01 DE MAIO Feriado Nacional (Dia do Trabalhador)
08 DE MAIO Feriado Municipal (Aniversário Ibaretama)
30 DE MAIO Ponto Facultativo (Corpus Christi)
15 DE AGOSTO Feriado Estadual (Dia de Nossa Senhora da Assunção)
07 DE SETEMBRO Feriado Nacional (Independência do Brasil)
12 DE OUTUBRO Feriado Nacional (Nossa Senhora Aparecida)
28 DE OUTUBRO Ponto Facultativo (Dia do Servidor Público)
02 DE NOVEMBRO Feriado Nacional (Finados)
15 DE NOVEMBRO Feriado Nacional (Proclamação da República)
24 DE DEZEMBRO Ponto Facultativo (Véspera de Natal)
25 DE DEZEMBRO Feriado Nacional (Natal)
31 DE DEZEMBRO Ponto Facultativo (Véspera de Ano-Novo)

Clique no link para visualizar somente os feriados Ceará (nacionais e estaduais).

Feriados 2024 Ibaretama

Neste artigo você encontrará informações sobre os feriados Ibaretama 2024 cidade que está localizada em Ceará, estado cuja sigla é CE.

A história de Ibaretama começa com a doação realizada pelo Sr. Francisco Ferreira da Costa e sua esposa, a Sra. Leonormaria da Conceição, em 28 de julho de 1905, da propriedade com a denominação de Serra Azul, localizada na época do município de Quixadá. Para os efeitos fiscais, o valor do contrato de doação foi de 50.000 (Cinquenta mil reis), passando a referida propriedade a pertencer ao Patrimônio de Nossa Senhora Auxiliadora, representada na época pelo Reverendo Antônio Lúcio Ferreira, então Pároco de Quixadá.

Feriados Ibaretama CE

Em 1909, outra doação territorial foi consignada pelo Sr. João Luís de Almeida, que concedeu uma gleba de terra ao Cônego Antônio Lúcio, para que fosse construída uma Capela, a qual foi erguida, tendo Nossa Senhora Auxiliadora como Padroeira. Em 1911, a aldeola a qual nos referimos, transformou-se em sede de distrito, com a mesma denominação de Serra Azul. Posteriormente à denominação de Serra Azul, o distrito recebeu o topônimo de São Luís, passando consequentemente em 1938, a ser denominado de Ibaretama.

Feriado em Ibaretama

O nome Ibaretama significa Terra Fruta, contradizendo-se pelo fato de que em sua área territorial, contenha pouca quantidade de árvores frutíferas. Acredita-se que a tonalidade azulada que reveste a Serra, vista de longe, deve ao catolé, cujos flancos verde-escuro, à distância, dão ao conjunto o tom azulado.

Próximo feriado em Ibaretama

Atualmente, Ibaretama é considerada cidade dormitório, pois muitos dos seus habitantes trabalham em cidades vizinhas. A economia da cidade é baseada na agricultura, com destaque para a produção de coco, feijão e milho. Ibaretama também possui uma vasta área preservada de Mata Atlântica, mantida pela Reserva de Desenvolvimento Sustentável da Mata de Baturité, que abrange parte dos municípios de Aracoiaba, Baturité, Capistrano, Guaramiranga, Mulungu, Pacoti, Palmácia e Ibaretama.

Ibaretama é ainda conhecida por suas festas e tradições, como o Festejo de São Francisco de Assis, padroeiro da cidade, que acontece todos os anos em outubro e conta com procissões e novenários. Além disso, na Semana Santa a cidade é cenário de uma das maiores encenações da Paixão de Cristo da região, que atrai visitantes de todas as partes para assistir ao espetáculo emocionante.

O gentílico de Ibaretama é "ibaretamense" e a cidade possui uma cultura rica e diversa, com destaque para a gastronomia típica, que inclui pratos como o chambaril, o buchada e o sarapatel.

Em resumo, Ibaretama é uma cidade com uma história rica e uma cultura diversa, onde é possível encontrar desde belezas naturais preservadas a tradições religiosas e festivas que encantam seus moradores e visitantes.

DEIXE UM COMENTÁRIO