Feriados Missão Velha 2024 cidade feriados Missão Velha CE

Feriados Missão Velha 2024: Ceará é um estado brasileiro rico em história e cultura, e a cidade de Missão Velha é prova disso. Localizada na região do Cariri, a cidade tem um passado ligado aos povos indígenas, missionários e à mineração de ouro.

Feriados Missão Velha 2024

Veja na tabela abaixo os feriados Missão Velha 2024 e programe sua agenda.

01 DE JANEIRO Feriado Nacional (Confraternização Universal)
12 DE FEVEREIRO Ponto Facultativo (Carnaval)
13 DE FEVEREIRO Ponto Facultativo (Carnaval)
14 DE FEVEREIRO Ponto Facultativo (Quarta-feira de Cinzas)
19 DE MARÇO Feriado Estadual (Dia de São José)
19 DE MARÇO Feriado Municipal (São José)
25 DE MARÇO Feriado Estadual (Abolição da escravidão no Ceará)
29 DE MARÇO Ponto Facultativo (Sexta-feira Santa)
21 DE ABRIL Feriado Nacional (Tiradentes)
01 DE MAIO Feriado Nacional (Dia do Trabalhador)
30 DE MAIO Ponto Facultativo (Corpus Christi)
11 DE JULHO Feriado Municipal (Aniversário Missão Velha)
15 DE AGOSTO Feriado Estadual (Dia de Nossa Senhora da Assunção)
07 DE SETEMBRO Feriado Nacional (Independência do Brasil)
12 DE OUTUBRO Feriado Nacional (Nossa Senhora Aparecida)
28 DE OUTUBRO Ponto Facultativo (Dia do Servidor Público)
02 DE NOVEMBRO Feriado Nacional (Finados)
15 DE NOVEMBRO Feriado Nacional (Proclamação da República)
24 DE DEZEMBRO Ponto Facultativo (Véspera de Natal)
25 DE DEZEMBRO Feriado Nacional (Natal)
31 DE DEZEMBRO Ponto Facultativo (Véspera de Ano-Novo)

Clique no link para visualizar somente os feriados Ceará (nacionais e estaduais).

Feriados 2024 Missão Velha

Neste artigo você encontrará informações sobre os feriados Missão Velha 2024 cidade que está localizada em Ceará, estado cuja sigla é CE.

O povoamento da região teve início no final do século XVII, com a chegada dos índios da nação Cariri, refugiados das guerras contra os portugueses. Para proteger e pacificar os indígenas, missionários de diversas ordens religiosas chegaram à região e criaram aldeias ou missões, como a de São José, que seria a célula-mãe da cidade de Missão Velha.

Feriados Missão Velha CE

Em 1748, sob a invocação de Nossa Senhora da Luz, foi criado um curato amovível das Minas dos Cariris Novos, desmembrado do curato de Icó. Em 1760, autorizou-se a construção da Matriz de São José no sítio da antiga capela do aldeamento indígena, e o curato passou a se chamar São José da Missão Velha do Cariri.

Feriado em Missão Velha

Por volta de 1750, espalhou-se a notícia da riqueza aurífera do vale do Cariri, e foi organizada a Companhia do Ouro das Minas de São José dos Cariris. Dois anos depois, a companhia foi dissolvida, e os habitantes da região voltaram-se para a agricultura. A fertilidade do solo caririense, suas fontes e rios quase perenes, e a fartura de frutos silvestres foram importantes fatores que provocaram a afluência de renovadas ondas de povoamento.

Próximo feriado em Missão Velha

Os habitantes de Missão Velha tomaram parte ativa na Confederação do Equador, em 1824, e na revolta de 1831, consequência da abdicação de D. Pedro I. O município de Missão Velha surgiu em 1864, desmembrado do município de Barbalha.

De acordo com alguns historiadores, o nome da cidade de Missão Velha deve-se ao fato de os jesuítas terem fundado outra missão na região, passando a ser conhecida como Missão Velha. O gentílico dos habitantes da cidade é missanvelhense ou missão-velhense.

Além de sua rica história, a cidade de Missão Velha tem muito a oferecer. Está localizada a cerca de 80 km da cidade de Juazeiro do Norte, um importante centro religioso, e da cidade de Crato, famosa pelos seus eventos culturais, como a Mostra Sesc Cariri de Culturas.

A cidade de Missão Velha também possui belas atrações naturais, como a cachoeira do Urubu, a Cachoeira das Almas e o rio Salamanca, que oferecem momentos de lazer e contato com a natureza. A cidade também tem seu potencial turístico explorado por sua gastronomia, cujos pratos típicos são o bode guisado e o leitão à pururuca.

Missão Velha é uma cidade que deve ser visitada pelos que apreciam história, cultura e natureza. Com suas tradições e belezas, a cidade se destaca como um importante destino turístico da região do Cariri.

DEIXE UM COMENTÁRIO