Feriados Mato Grosso 2024 feriados 2024 Mato Grosso MT

Feriados Mato Grosso 2024: Imagine que você esteja em uma região e, por alguma razão, não saiba onde está. Se ouvir alguém ao lado dizer “sai aí um canjinjin”, tenha toda certeza de que vai estar no Mato Grosso. Não há feriados no Mato Grosso em que as pessoas não saiam pedindo um canjinjin. E, se você estiver vendo a maior planície que se alaga em certa fase do ano, também vai estar no Mato Grosso. Estando em Cuiabá, capital do estado, e abrir os braços de forma reta, uma das mãos vai estar no Oceano Atlântico e a outra no Oceano Pacífico.

Feriados Mato Grosso 2024

01 DE JANEIROFeriado Nacional (Confraternização Universal)
12 DE FEVEREIROPonto Facultativo (Carnaval)
13 DE FEVEREIROPonto Facultativo (Carnaval)
14 DE FEVEREIROPonto Facultativo (Quarta-feira de Cinzas)
29 DE MARÇOFeriado Nacional (Sexta-feira Santa)
21 DE ABRILFeriado Nacional (Tiradentes)
01 DE MAIOFeriado Nacional (Dia do Trabalhador)
30 DE MAIOPonto Facultativo (Corpus Christi)
07 DE SETEMBROFeriado Nacional (Independência do Brasil)
12 DE OUTUBROFeriado Nacional (Nossa Senhora Aparecida)
28 DE OUTUBROPonto Facultativo (Dia do Servidor Público)
02 DE NOVEMBROFeriado Nacional (Finados)
15 DE NOVEMBROFeriado Nacional (Proclamação da República)
20 DE NOVEMBROFeriado Estadual (Dia da Consciência Negra)
24 DE DEZEMBROPonto Facultativo (Véspera de Natal)
25 DE DEZEMBROFeriado Nacional (Natal)
31 DE DEZEMBROPonto Facultativo (Véspera de Ano-Novo)

Para visualizar somente os feriados nacionais, basta clicar em feriados 2024

Claro, isso aconteceria se você tivesse braços quilométricos, o que é um exagero. Você tem explicação desse “fenômeno” logo mais abaixo. O estado tem ainda outras características que merecem ter um dia pra chamar de seu, ser um dos feriados no Mato Grosso. Uma das mais altas cachoeiras do país está lá, a Jatobá, que tem mais de 260m de queda livre. Se você tiver ânimo e fôlego para caminhar 10 quilômetros a pé, chega nessa maravilha.

A Véu de Noiva também, que é uma das mais belas cachoeiras do mundo. Porém, em termos de deslumbramento natural, a Cidade de Pedra vai chamar sua atenção certamente. Você tem mais informações sobre os itens acima no tópico Adendo deste artigo. Todos eles poderiam representar alguns dos mais interessantes feriados no Mato Grosso por sua condição de ser maravilhas da natureza.

Próximo feriado Mato Grosso

Mato Grosso possui diversas datas festivas ao longo do ano, sendo algumas das mais conhecidas a Festa de São Benedito, que ocorre em Cuiabá, e a Festa de São Gonçalo, em Poconé. Ambas as festas contam com apresentações de danças típicas, culinária regional e uma atmosfera única de celebração.

Outra festa muito famosa no estado é o Festival de Inverno de Chapada dos Guimarães, que acontece todos os anos no mês de julho. O evento conta com uma variedade de atividades culturais, incluindo shows musicais, exposições de arte e gastronomia local.

Feriados 2024 Mato Grosso

Mato Grosso possui diversos feriados ao longo do ano, alguns deles celebrados em todo o país, como o Carnaval, o Dia de Tiradentes e o Dia da Independência. Além desses, há também feriados estaduais, como o Dia de São João Batista, padroeiro de Cuiabá, e o Dia do Pantanal, celebrado em 12 de novembro.

Os feriados são uma oportunidade para os moradores e visitantes do estado aproveitarem as atrações culturais e naturais da região. Muitos turistas aproveitam o feriado de Carnaval para conhecer o Pantanal ou a Chapada dos Guimarães, por exemplo, enquanto outros preferem ficar na cidade e participar dos eventos locais.

Feriados em Mato Grosso

Mato Grosso possui diversas festas ao longo do ano, algumas delas comemoradas em todo o país, como o Natal e o Ano Novo. Além dessas, há também festas típicas da região, como a Festa de São Benedito, que ocorre em Cuiabá, e a Festa de São Gonçalo, em Poconé.

Outra festa muito famosa no estado é o Festival de Inverno de Chapada dos Guimarães, que acontece todos os anos no mês de julho. O evento conta com uma variedade de atividades culturais, incluindo shows musicais, exposições de arte e gastronomia local. Há também festas populares, como o Carnaval de Cuiabá e o Arraial da Padroeira, que acontece em agosto, em Várzea Grande, que reúnem milhares de pessoas todos os anos.

Turismo no Mato Grosso

Mato Grosso é um estado com um enorme potencial turístico, com uma grande diversidade de atrações naturais, como as belezas do Pantanal e a Chapada dos Guimarães. A região também conta com diversas reservas naturais, onde é possível observar a fauna e a flora local, além de atividades como passeios de barco e trilhas.

Além das atrações naturais, Mato Grosso também possui um importante patrimônio histórico e cultural, com diversas cidades históricas, como Cuiabá e Vila Bela da Santíssima Trindade, que contam a história da região. O turismo religioso também é forte no estado, com destaque para o Santuário de Nossa Senhora Aparecida, em Cuiabá, e a Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, em Poconé.

Cultura do Mato Grosso

A cultura de Mato Grosso é muito rica e diversa, resultado da influência indígena, africana e europeia na região. A culinária local é um dos pontos altos, com pratos como o famoso arroz com pequi e o pacu assado. A música também é muito presente na cultura mato-grossense, com destaque para o rasqueado, uma dança típica da região.

Outra expressão cultural muito presente em Mato Grosso são as festas populares, como as já mencionadas Festa de São Benedito e São Gonçalo. Além dessas, existem outras celebrações importantes, como o Carnaval de Cuiabá e o Arraial da Padroeira, que acontece em agosto, em Várzea Grande.

O estado do Mato Grosso

O estado do Mato Grosso está na região Centro-oeste. A chamada Amazônia Legal avança por boa parte no norte do estado e quase todo o restante do território mato-grossense é feito de planícies. Quase 75% deste restante está abaixo de 600 metros do nível do mar.

O estado se limita a Tocantins e Goiás a leste, ao Pará e Amazonas ao norte, a Mato Grosso do Sul ao sul e a Rondônia e Bolívia a oeste. Aliás, o território total do estado é comparável do país vizinho, Bolívia. E também ao da Venezuela, que é para você ter uma ideia do tamanho.

Por causa do tamanho, é dividido em cinco mesorregiões e 22 microrregiões. Essas regiões estão espalhadas em 141 municípios. Desses, Cuiabá, a capital, é o mais abundante em habitantes.

Feriados no Mato Grosso

Há apenas um feriado no Mato Grosso de âmbito estadual. (E este ainda corre o risco de deixar de ser feriado.) Ao todo, são por volta de onze por ano entre datas federais e pontos facultativos (mais ou menos sete pontos).

Dia da Consciência Negra 20 de novembro

A data é comemorativa em homenagem ao dia da morte de Zumbi dos Palmares, herói negro da resistência dos escravos no Brasil colônia. A Lei que a instituiu como um dos feriados no Mato Grosso foi a 7.879 de 2002. Os fatos da vida de Zumbi aconteceram na segunda metade do século 17, conforme você pode verificar em nosso artigo sobre feriados no Maranhão.

Aliás, toda a história de Zumbi dos Palmares é contada naquele artigo (Maranhão), que embasa o mais forte motivo para que esse dia seja um feriados no Mato Grosso. Veja lá.

Como é comemorado

Em comunidades diversas, em especial as quilombolas, durante o dia da consciência negra são organizadas ações para lembrar a força da luta pela libertação dos escravos. Certamente, a maioria das ações estão associadas à vida e morte de Zumbi dos Palmares. Centenas de comunidades negras participam dos eventos de alguma maneira. Os tipos de eventos também são diversificados. De apresentação teatral a palestras sobre a importância da conscientização social a respeito do racismo, de oficinas de estética às oficinas de culinária africana, além de informações sobre ervas medicinais etc.

Como uma das maiores expressões da cultura negra, a capoeira é presença forte e marcante em quase todas as regiões do estado. Entretanto, as iniciativas são abundantes: quadrilha, teatro, dança, percussão etc. Nesses casos, há todo um processo de preparação durante o ano inteiro. Instrutores especializados demonstram trabalhos em estamparia em tecidos, teatro, amarração de panos, percussão. E isso envolve adultos, jovens e crianças.

Então, há dois objetivos envolvidos no processo: manutenção da cultura e do pensamento afrobrasiileiro e geração de oportunidade de captação de renda para todos.

Fim do único feriado estadual de Mato Grosso

Apesar de ter caído no gosto e na atenção do mato-grossense, esse que é um dos feriados no Mato Grosso parece não agradar a todos. Certa parte da população não está satisfeita. Assim, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso – ALMT pretende rever o caráter de feriados no Mato Grosso do Sul em relação a esse dia. Isto é, a data em si pode ser mantida, mas a obrigatoriedade de ser vista como feriado pode cair.

Então, uma proposta está em análise desde novembro de 2018. Foi assinada por uma comissão de deputados, sem identificação de um autor único. A fase de apresentação já está eliminada, tendo sido lida em plenário. A economia do estado é um dos motivos mais evidentes, segundo a comissão que apresentou o projeto. Afinal, como um dos feriados do Mato Grosso, o sistema econômico acaba sofrendo interrupção com fechamento das empresas.

A coisa fica ainda mais evidente quando os feriados no Mato Grosso caem nas terças ou quintas-feiras. Comércio, serviços e produção industrial ficam, nesse caso, prejudicados. Assim, o projeto dita que as empresas não precisam interromper suas atividades nesse dia. Sociólogos e cientistas da área de humanas não são consenso em relação ao projeto. Muitos alegam que haverá um processo de alienação social em relação à importância da data. Isso pode torná-la esquecida ou, na melhor das hipóteses, enfraquecida ao longo dos anos.

Entretanto, a maior preocupação dos estudiosos tem a ver com o caráter humano da data. Ela é o mais importante momento para se discutir crimes como a escravidão, inclusive a escravidão atual. Não havendo uma data específica, a história futura sobre racismo, escravagismo, injúria etc. pode se ocultar nas linhas dos livros.

Mato Grosso espanhol

A Espanha já foi dona do estado. Isso foi antes do descobrimento do Brasil por parte dos portugueses. Essas nações optaram por firmar o Tratado de Tordesilhas em 1494, que regrava a propriedade de porções de terras exploradas por cada uma. Terras que viessem a ser descobertas no futuro estavam incluídas no tratado. Assim, Mato Grosso foi propriedade espanhola. O reino desse país europeu enviou jesuítas para criar as primeiras comunidades na região. Centenas de colonos espanhóis começariam a tomar posse posteriormente. Antes, os religiosos deveriam reconhecer o território e “civilizar” os nativos.

Entretanto, muito depois da chegada de Cabral – em verdade, mais de um século e meio depois -, os bandeirantes avançaram pelo interior do país. Expulsaram os religiosos e teve início o processo de colonização integrativa daquelas terras aos portugueses.

Riquezas de Mato Grosso

Pouco mais de duzentos anos após a descoberta do Brasil, os colonos e nativos encontraram muito ouro nas terras onde hoje é o Mato Grosso. Esse fato intensificou nascimento de diversos povoados e consequente crescimento da região. Nesse cenário, Portugal resolveu criar a capitania do Mato Grosso. Porém, somente em 1750, as terras da região foram finalmente reconhecidas internacionalmente como propriedade portuguesa. Isso se deu a partir de outro contrato, o Tratado de Madri.

Essa nova condição do Mato Grosso atraiu atenção de extrativistas, pecuaristas, seringueiros e plantadores de erva-mate. Assim, a região voltou a crescer a olhos vistos.

Eventos religiosos em Mato Grosso

Os feriados de caráter religioso são bastante concorridos também. Em boa parte dos municípios do estado, organizam-se, por exemplo, procissões em celebração a Corpus Christi. Essa data é uma das mais importantes da liturgia católica. Assim, fiéis caminham em procissão a fim de confirmar e divulgar a presença do Santíssimo Sacramento da Eucaristia. Esse momento lembra que pão e vinho se transformam na representação do corpo e sangue do próprio Jesus.

Na Capital, por exemplo, há missas durante todo o dia. Centenas de pessoas comparecem às paróquias para participar da consagração. E são de comunidades de todos os níveis. Já em Tangará da Serra, município que fica a 242km da Capital, o ponto alto é o tapete elaborado pela população. São usados todos os tipos de grãos com todas as cores e de serragem colorida artificialmente quando necessário.

São José, o padroeiro do estado

O dia de São José não é um dos feriados no Mato Grosso. Entretanto, as comemorações se estendem por vários dias, com missa, quermesse e demais iniciativas. As celebrações acontecem em diversas cidades. O santo é um dos mais populares. É considerado o “Padroeiro da Boa Morte” porque, segundo analogia, ele seguiu tranquilo para a conclusão de sua missão na Terra. Além disso, é tido também como protetor da Igreja Católica.

Assim, nesse dia, a maioria dos municípios do estado organiza alguma espécie de evento celebrativo desse que é um dos feriados no Mato Grosso mais importantes.

Curiosidades sobre Mato Grosso

O Canjinjin trata-se de uma bebida muito apreciada no estado, em especial nos feriados no Mato Grosso. É feita com erva-doce, raízes diversas, mel, gengibre e cachaça. O segredo da bebida está em algumas ervas aromáticas. O interessante é que cada município que costuma preparar a bebida tem sua própria receita em relação à proporção dos ingredientes e às ervas secretas. E ainda: dizem que o Canjinjin vendido em bares e supermercados não são os originais.

Para ser original, a bebida deve ser preparada nos lares com as receitas tradicionais de cada família. Por outro lado, há quem diga que o melhor Canjinjin do Mato Grosso é feito no município de Vila Bela da Santíssima Trindade. A origem da bebida é africana, mas o paladar do mato-grossense assumiu como seu desde séculos. O próprio nome da bebida é homenagem a um príncipe, filho do rei do Congo, Kangingin.

Planície-lagoa

É no estado Mato Grosso que está a maior planície que se alaga em certas fases do ano. Trata-se do Pantanal, inundável porque sua altitude em relação ao nível do mar varia de 80 a 150 metros. É área de mais de 624 mil quilômetros quadrados, dos quais 62% estão no Mato Grosso e o restante se divide entre Bolívia e Paraguai.

As águas do Pantanal abastece população de mais ou menos 3 milhões de habitantes locais. As águas das nascentes descem para a parte mais baixa dando vida e harmonia ao local. Essas águas nascem das chuvas que caem nas cabeceiras no trimestre de chuva, que começa em novembro. Então, em época de cheia, mais de ⅔ da área do Pantanal ficam submersos.

O centro americano

As expedições do Marechal Rondon foram ações de grande importância para o centro-oeste brasileiro. Chama-se oficialmente Expedição Científica Rondon-Roosevelt, pois teve como líderes Marechal Cândido Rondon e Theodore Roosevelt e ocorreu entre 1913-1914. Dentre todos os benefícios que as incursões das equipes dos desbravadores levaram à região central do país, há um bastante curioso. Elas demarcaram as terras e descobriram que a Capital, Cuiabá, está exatamente no centro do parte sul do Continente Americano.

Foi por isso que a gente comentou no início deste artigo que, abrindo os braços e tendo estes quilômetros e quilômetros de comprimento, as mãos tocariam os dois oceanos, Atlântico e Pacífico.

Cidades do Mato Grosso

Na tabela abaixo são listadas todas as cidades do estado do Mato Grosso, basta clicar sobre o nome da cidade para visualizar seus feriados.

Rochas esculpidas pela natureza

A natureza foi amante de Mato Grosso não apenas no Pantanal ou nas cachoeiras ou ainda na planície de maneira geral. A Chapada dos Guimarães, que já por si é uma maravilha, ainda reserva outra: A Cidade de Pedra. O local recebeu esse nome porque contém rochas fantásticas. Mas não é apenas isso, pois o tempo e o vento promoveram erosão e esculpiram as encostas de rochas de mais de 300m de altura. O resultado disso é que tudo se parece com ruínas de uma velha cidade. Por isso, recebeu o nome de Cidade de Pedra.

Então, é isso. Há motivos de sobra para que haja muitos feriados no Mato Grosso, o maior estado da Região Centro-oeste. Você conhece algum? Se conhecer, deixe registrado na área de comentários abaixo. Havendo dúvidas ou sugestões, deixe também. E, se preferir, apenas deixe suas impressões sobre este artigo.

DEIXE UM COMENTÁRIO