Feriados Paço do Lumiar 2024 MA veja feriados da cidade

Feriados Paço do Lumiar 2024: Paço do Lumiar é uma cidade situada no estado do Maranhão, com uma área de 102,888 km², uma população de cerca de 119 mil habitantes e uma densidade populacional de 1.157,22 habitantes/km². Sua economia é baseada principalmente na agricultura, na pesca e no turismo.

Feriados Paço do Lumiar 2024

Veja na tabela abaixo os feriados Paço do Lumiar 2024 e programe sua agenda.

01 DE JANEIRO Feriado Nacional (Confraternização Universal)
14 DE JANEIRO Feriado Municipal (Aniversário Paço do Lumiar)
12 DE FEVEREIRO Ponto Facultativo (Carnaval)
13 DE FEVEREIRO Ponto Facultativo (Carnaval)
14 DE FEVEREIRO Ponto Facultativo (Quarta-feira de Cinzas)
29 DE MARÇO Ponto Facultativo (Sexta-feira Santa)
21 DE ABRIL Feriado Nacional (Tiradentes)
01 DE MAIO Feriado Nacional (Dia do Trabalhador)
30 DE MAIO Ponto Facultativo (Corpus Christi)
29 DE JUNHO Feriado Municipal
28 DE JULHO Feriado Estadual (Adesão do Maranhão à independência do Brasil)
07 DE SETEMBRO Feriado Nacional (Independência do Brasil)
12 DE OUTUBRO Feriado Nacional (Nossa Senhora Aparecida)
28 DE OUTUBRO Ponto Facultativo (Dia do Servidor Público)
02 DE NOVEMBRO Feriado Nacional (Finados)
15 DE NOVEMBRO Feriado Nacional (Proclamação da República)
08 DE DEZEMBRO Feriado Estadual (Dia de Nossa Senhora da Conceição)
24 DE DEZEMBRO Ponto Facultativo (Véspera de Natal)
25 DE DEZEMBRO Feriado Nacional (Natal)
31 DE DEZEMBRO Ponto Facultativo (Véspera de Ano-Novo)

Clique no link para visualizar somente os feriados Maranhão (nacionais e estaduais).

Feriados 2024 Paço do Lumiar

Neste artigo você encontrará informações sobre os feriados Paço do Lumiar 2024 cidade que está localizada em Maranhão, estado cuja sigla é MA.

A cidade foi fundada em 22 de maio de 1625, quando o governador Francisco Coelho de Carvalho chegou à capital da província do Maranhão, e o jesuíta Luís Figueira já possuía uma légua de terra no sítio chamado Anindiba que, por escritura pública, lhe fora doada por Pedro Dias e sua mulher Apolônia Bustamante.

Feriados Paço do Lumiar MA

Paço do Lumiar recebeu sua denominação em razão de sua semelhança como uma localidade de idêntica denominação existente na freguesia do Lumiar, nos arrabaldes de Lisboa, Portugal. Foi elevado à categoria de Vila pelo governador Joaquim de Melo e Póvoas.

Feriado em Paço do Lumiar

Em 1835, foi elevado à categoria de vila com a denominação de Paço do Lumiar, pela Carta Régia n.º 7. Em 1931, o município foi extinto, sendo seu território anexado ao município de Capital Estadual (São Luís), como simples distrito.

Próximo feriado em Paço do Lumiar

Em 1959, Paço do Lumiar foi elevado à categoria de município, desmembrado de Ribamar. Sua sede está localizada no atual distrito de Paço de Lumiar, que na época era um povoado.

A cidade é conhecida por suas praias, como a Praia de Carimã, a Praia do Buriticupu e a Praia do Aracagy. Além disso, Paço do Lumiar possui uma rica cultura, com destaque para os festejos juninos, em que a cidade se enche de danças típicas e culinária regional.

A região é um importante polo turístico maranhense, com diversas opções de lazer, desde hotéis e pousadas até restaurantes e bares. O turismo rural também é forte, com destaque para o Parque dos Buritis, um espaço de convivência com a natureza que conta com trilhas, cachoeiras e rios.

A cidade ainda possui um importante patrimônio histórico, com igrejas, museus e monumentos que remontam à sua fundação no século XVII. Alguns exemplos são a Igreja de São José, a Casa de Cultura Folclórica, o casarão da Fazenda São José e o engenho de açúcar Sítio da Boa Vista.

Além disso, a culinária de Paço do Lumiar é baseada em peixes e frutos do mar, assim como no restante do estado do Maranhão. Alguns pratos típicos são o arroz de cuxá, o caranguejo e o tambaqui na brasa.

Paço do Lumiar é, portanto, uma cidade que mescla história, cultura, turismo e natureza, com opções para todos os gostos. Vale a pena conhecer e se encantar com tudo que essa cidade tem a oferecer.

DEIXE UM COMENTÁRIO