Feriados Caratinga 2024 cidade feriados 2024 Caratinga MG

Feriados Caratinga 2024: de Caratinga no cenário histórico de Minas Gerais é marcado por desbravadores que buscavam novas fontes de riqueza e oportunidades. O manto florestal que encobria a encosta do planalto, ainda intacto, foi um fator determinante para que a região ficasse à margem do povoamento até o fim do século XVIII.

Feriados Caratinga 2024

Veja na tabela abaixo os feriados Caratinga 2024 e programe sua agenda.

01 DE JANEIRO Feriado Nacional (Confraternização Universal)
12 DE FEVEREIRO Ponto Facultativo (Carnaval)
13 DE FEVEREIRO Ponto Facultativo (Carnaval)
14 DE FEVEREIRO Ponto Facultativo (Quarta-feira de Cinzas)
29 DE MARÇO Ponto Facultativo (Sexta-feira Santa)
21 DE ABRIL Feriado Nacional (Tiradentes)
01 DE MAIO Feriado Nacional (Dia do Trabalhador)
30 DE MAIO Ponto Facultativo (Corpus Christi)
08 DE JUNHO Feriado Municipal (Corpus Christi)
24 DE JUNHO Feriado Municipal (Aniversário Caratinga)
07 DE SETEMBRO Feriado Nacional (Independência do Brasil)
12 DE OUTUBRO Feriado Nacional (Nossa Senhora Aparecida)
28 DE OUTUBRO Ponto Facultativo (Dia do Servidor Público)
02 DE NOVEMBRO Feriado Nacional (Finados)
15 DE NOVEMBRO Feriado Nacional (Proclamação da República)
08 DE DEZEMBRO Feriado Municipal (Dia Imaculada Conceição)
24 DE DEZEMBRO Ponto Facultativo (Véspera de Natal)
25 DE DEZEMBRO Feriado Nacional (Natal)
31 DE DEZEMBRO Ponto Facultativo (Véspera de Ano-Novo)

Clique no link para visualizar somente os feriados Minas Gerais (nacionais e estaduais).

Feriados 2024 Caratinga

Neste artigo você encontrará informações sobre os feriados Caratinga 2024 cidade que está localizada em Minas Gerais, estado cuja sigla é MG.

A colonização na área mineradora da bacia do rio Doce é iniciada no século XVIII, com a extração de ouro em pequenas proporções nos rios Suaci-Grande, Cuieté (Caratinga) e Manhuaçu. A partir daí, acampamentos de faiscadores deram origem a várias cidades na região.

Feriados Caratinga MG

Com a queda na produção aurífera das Minas Gerais, em fins do século XVIII, a política restritiva do governo colonial afrouxa-se, o que incentiva uma campanha de pacificação dos índios às áreas proibidas no norte da encosta planaltina. É nesse contexto que surge Caratinga, com a chegada de Domingos Fernandes de Lara, em busca de poaia, em 1841.

Feriado em Caratinga

A partir daí, João Caetano do Nascimento, João Antônio de Oliveira e João José da Silva chegam à região para se estabelecer definitivamente. Percorrem os vales dos rios Caratinga, Manhuaçu, João Pinto e Cuieté, até o rio Doce, em busca de um local apropriado para fixação. Optam por um contraforte da serra da Jacutinga, onde surgem as primeiras habitações, dando início à povoação de Caratinga.

Próximo feriado em Caratinga

O rápido desenvolvimento de Caratinga valeu-lhe a criação do conselho distrital em 1848, sua elevação à categoria de paróquia em 1873 e sua autonomia da cidade de Manhuaçu em 1890. Graças à sua posição privilegiada de ponta de trilhos, a cidade tornou-se um centro regional de amplo raio de ação, além de servir de apoio para as penetrações em direção ao norte em direção ao rio Doce.

Hoje, Caratinga é uma cidade próspera, com uma população estimada de mais de 93 mil habitantes. A cidade é conhecida pela sua produção de café, semi-joias e pela sua indústria moveleira. Além disso, Caratinga é um importante polo educacional, com diversas instituições de ensino superior, como a Universidade Federal de Viçosa e a Faculdade de Direito de Caratinga.

A cidade também é um importante destino turístico, cercado de belezas naturais, com cachoeiras, rios e paisagens deslumbrantes. Destacam-se a Cachoeira da Pedra Rica, o Parque Natural Municipal da Serra do Brigadeiro e o Parque Estadual do Rio Doce.

Caratinga é uma cidade que tem como base a sua história de pioneirismo, perseverança e dedicação. Uma cidade que cresceu e se desenvolveu graças à luta de seus habitantes, e que hoje é um importante centro urbano e turístico do estado de Minas Gerais.

DEIXE UM COMENTÁRIO