Feriados Conceição das Pedras 2024 MG feriados da cidade

Feriados Conceição das Pedras 2024: A cidade de Conceição das Pedras, localizada a cerca de 200km de Belo Horizonte, é um lugar repleto de história e encantos naturais, que valem a pena serem conhecidos por seus visitantes. A cidade surgiu como um povoado em meados do século XVIII, durante o período conhecido como Inconfidência Mineira, e logo se tornou um importante centro de mineração de ouro no estado.

Feriados Conceição das Pedras 2024

Veja na tabela abaixo os feriados Conceição das Pedras 2024 e programe sua agenda.

01 DE JANEIRO Feriado Nacional (Confraternização Universal)
12 DE FEVEREIRO Ponto Facultativo (Carnaval)
13 DE FEVEREIRO Ponto Facultativo (Carnaval)
14 DE FEVEREIRO Ponto Facultativo (Quarta-feira de Cinzas)
01 DE MARÇO Feriado Municipal (Aniversário Conceição das Pedras)
29 DE MARÇO Ponto Facultativo (Sexta-feira Santa)
19 DE ABRIL Feriado Municipal
21 DE ABRIL Feriado Nacional (Tiradentes)
01 DE MAIO Feriado Nacional (Dia do Trabalhador)
30 DE MAIO Ponto Facultativo (Corpus Christi)
07 DE SETEMBRO Feriado Nacional (Independência do Brasil)
12 DE OUTUBRO Feriado Nacional (Nossa Senhora Aparecida)
28 DE OUTUBRO Ponto Facultativo (Dia do Servidor Público)
02 DE NOVEMBRO Feriado Nacional (Finados)
15 DE NOVEMBRO Feriado Nacional (Proclamação da República)
08 DE DEZEMBRO Feriado Municipal
24 DE DEZEMBRO Ponto Facultativo (Véspera de Natal)
25 DE DEZEMBRO Feriado Nacional (Natal)
31 DE DEZEMBRO Ponto Facultativo (Véspera de Ano-Novo)

Clique no link para visualizar somente os feriados Minas Gerais (nacionais e estaduais).

Feriados 2024 Conceição das Pedras

Neste artigo você encontrará informações sobre os feriados Conceição das Pedras 2024 cidade que está localizada em Minas Gerais, estado cuja sigla é MG.

A história do povoado de Conceição das Pedras tem início com a chegada de Inácio José de Alvarenga Peixoto à região, em busca de riquezas minerais. Alvarenga era um importante ouvidor da comarca do Rio das Mortes, e vislumbrou a possibilidade de encontrar ouro em um lago que havia na região. Para isso, enviou três escravos mineradores para fazer uma pesquisa no local, e eles concluíram pela existência de ouro.

Feriados Conceição das Pedras MG

Com a descoberta da riqueza mineral, Alvarenga destinou cerca de duzentos escravos para iniciar a lavra, sob comando dos três escravos mineradores. Para que a água escoasse do lago, fizeram um corte de 10 metros de profundidade por 2,5 metros de largura nas pedras, usando ferramentas rudimentares. Foi uma extração fenomenal de ouro, que atraiu muitos migrantes para a região.

Feriado em Conceição das Pedras

No entanto, com a imposição da cobrança de impostos na Capitania das Minas, denominada derrama, Alvarenga, que participava do movimento da conspiração mineira, vê a possibilidade de esconder todo o ouro acumulado a fim de não pagar os tributos. Envia mensagem a sua esposa, Bárbara Heliodora, para que delegasse a um emissário as ordens de esconder o ouro e eliminasse os escravos em seguida.

Próximo feriado em Conceição das Pedras

Os três escravos, Azulão, Sucupira e Capituva, de posse de um mapa com a localização do esconderijo, seguiram viagem em direção à cidade de Campanha, onde residia Bárbara Heliodora. Entretanto, ao subir a serra na direção da antiga fazenda do Sr. Joaquim Aurélio, Azulão assassina Sucupira e Capituva e, mais do que depressa, segue para Vila Rica. Já nesta época, os condenados da Conspiração haviam sido degredados para Angola, na África. Azulão não vê outra saída senão partir para a África também. O esperado encontro entre eles não aconteceu e, constituindo família, Azulão nunca mais voltou ao Brasil.

Após a prisão de Alvarenga Peixoto, o governo envia o Sargento Mor Inácio de Magalhães para fiscalizar a região e evitar minerações clandestinas. Por ser muito enérgico, tornou-se conhecido pela alcunha de Roque Bravo. Há relatos de que quem não o cumprimentasse com honrarias era imediatamente enviado à morte.

O povoado, denominado São Bom Jesus, foi construído em torno da capela que abrigava a Imagem do Senhor Bom Jesus de Matosinhos e alguns moradores de descendência portuguesa fixaram residência. Com a chegada do Padre Roque Concentino, em 1910, a padroeira passa a ser Nossa Senhora da Conceição e, em 1920, devido ao nome da padroeira, o povoado passa a chamar-se Conceição das Pedras.

Conceição das Pedras passou à categoria de Distrito em 1930, pertencente a Comarca de Santa Rita do Sapucaí, e em 1932 passou a pertencer ao Município de Natércia, antiga Santa Catarina (ou Catherina). No dia 1 de março de 1963 foi instalado o Município de Conceição das Pedras. A cidade é cheia de encantos naturais, com o Rio das Pedras que corta o centro da cidade e a belíssima Cachoeira do Índio, que é um dos principais pontos turísticos da região.

Além disso, a cidade tem uma forte tradição na produção de café e queijos, e conta com festivais dedicados a essas iguarias locais. A culinária mineira é um dos grandes atrativos da cidade, com pratos típicos como o feijão tropeiro, a pamonha, o angu à mineira e o frango com quiabo.

Conceição das Pedras é uma cidade pequena que guarda uma grande história, com suas tradições, belezas naturais e deliciosa culinária mineira. Se você ainda não conhece essa cidade cheia de encantos, não perca a oportunidade de visitá-la e se encantar com tudo o que ela tem para oferecer.

DEIXE UM COMENTÁRIO