Feriados Inhapim 2024 cidade feriados 2024 Inhapim MG

Feriados Inhapim 2024: Inhapim é uma cidade brasileira situada no estado de Minas Gerais, com pouco mais de 20 mil habitantes. Tem uma rica história, que remonta ao início do século XIX, quando a região era percorrida por tropas de transporte de cargas entre o Degredo de Cuieté e outras localidades.

Feriados Inhapim 2024

Veja na tabela abaixo os feriados Inhapim 2024 e programe sua agenda.

01 DE JANEIRO Feriado Nacional (Confraternização Universal)
20 DE JANEIRO Feriado Municipal
12 DE FEVEREIRO Ponto Facultativo (Carnaval)
13 DE FEVEREIRO Ponto Facultativo (Carnaval)
14 DE FEVEREIRO Ponto Facultativo (Quarta-feira de Cinzas)
29 DE MARÇO Ponto Facultativo (Sexta-feira Santa)
21 DE ABRIL Feriado Nacional (Tiradentes)
01 DE MAIO Feriado Nacional (Dia do Trabalhador)
30 DE MAIO Ponto Facultativo (Corpus Christi)
07 DE SETEMBRO Feriado Nacional (Independência do Brasil)
12 DE OUTUBRO Feriado Nacional (Nossa Senhora Aparecida)
28 DE OUTUBRO Ponto Facultativo (Dia do Servidor Público)
02 DE NOVEMBRO Feriado Nacional (Finados)
15 DE NOVEMBRO Feriado Nacional (Proclamação da República)
17 DE DEZEMBRO Feriado Municipal (Aniversário Inhapim)
24 DE DEZEMBRO Ponto Facultativo (Véspera de Natal)
25 DE DEZEMBRO Feriado Nacional (Natal)
31 DE DEZEMBRO Ponto Facultativo (Véspera de Ano-Novo)

Clique no link para visualizar somente os feriados Minas Gerais (nacionais e estaduais).

Feriados 2024 Inhapim

Neste artigo você encontrará informações sobre os feriados Inhapim 2024 cidade que está localizada em Minas Gerais, estado cuja sigla é MG.

O fundador de Caratinga, João Caetano, evangelizador e homem de letras, registrou a descoberta da foz de um córrego que descia o Rio Caratinga; nessa ocasião, batizou esse riacho de São Silvestre, justamente pelo fato de ser véspera do último dia do ano, 31 de dezembro. A confluência dos dois rios se dá exatamente no centro da cidade.

Feriados Inhapim MG

O município foi oficialmente fundado em 1865, por ocasião da Guerra do Paraguai, quando Joaquim José Ribeiro, ao perceber a fertilidade da terra, plantou café nessa região. Quase uma década depois, em 1880, Inhapim já era um núcleo urbano com população crescente. Entre os primeiros moradores, destacam-se Francisco Silva, José Joaquim da Silva Pereira, José Francisco Furtado Torres e Teobaldo José Melo.

Feriado em Inhapim

O povoado de São Sebastião de Inhapim surgiu somente em 1882, quando os moradores se reuniram e arrecadaram duzentos e cinquenta mil réis em dinheiro para adquirir uma pequena gleba de terra. Essa gleba foi acrescida pela doação de dois hectares feita por Francisco da Silva e Teobaldo José de Melo para compor o Patrimônio de São Sebastião de Inhapim.

Próximo feriado em Inhapim

Três anos depois, em 1885, o Patrimônio de Inhapim contava com 14 casas, das quais três eram de comércio, uma era farmácia, outra era oficina de funileiro e uma era capela. Foi em razão do pássaro inhapim (Icterus cayanenis), que é nativo da região, que a cidade recebeu o nome que tem hoje. Inhapim é uma palavra do tupi-guarani que significa “amanhece” ou “amanhecer”. A ave, cuja plumagem é predominantemente negra com uma destacada faixa amarela na asa direita, foi assim denominada pelos indígenas da região pela sua marca registrada de cantar em bandos ao nascer do dia.

Em 1890, foi elevado a Distrito de Paz pelo Decreto de 21 de dezembro. Já em 1938, Inhapim se emancipou de Caratinga, e o seu primeiro prefeito foi Guilhermino de Oliveira. A cidade de Inhapim se desenvolveu em etapas bem definidas, com a instalação de agências bancárias que fortaleceram o movimento financeiro, gerando o crescimento da população residencial.

Inhapim também se destaca pelas suas belezas naturais, como as cachoeiras da Atanázia, do Braçãozinho, do Poço Verde, da Boa Vista e do Sumidouro. Outros pontos turísticos da cidade incluem o Parque Municipal da Lagoa, o Museu Municipal “Camilo Prates” e a Igreja de São Sebastião, que é a padroeira da cidade e foi erguida em estilo barroco no século XVIII.

Em suma, Inhapim é uma cidade rica em história e cultura, que atrai turistas de todo o Brasil com seus pontos turísticos naturais e arquitetônicos. Além disso, a cidade é conhecida pela sua produção de café de alta qualidade, o que garante a prosperidade de muitos dos seus habitantes.

DEIXE UM COMENTÁRIO