Feriados Ipanema 2024 cidade feriados 2024 Ipanema MG

Feriados Ipanema 2024: Ipanema é um município localizado no estado de Minas Gerais, com uma população de aproximadamente 12 mil habitantes. A cidade apresenta uma rica história que começou com a presença dos aborígines aimorés, que habitaram a região há muitos anos. A tradição local conta que José Pedro de Alcântara foi a primeira pessoa a chegar a Ipanema, deixando gravada uma inscrição em uma figueira às margens do Rio José Pedro, cujo nome é uma homenagem a ele. Outra versão, no entanto, defende que o primeiro forasteiro a tocar no território ipanemense foi Manoel Francisco de Paula Cunha, desertor da Guarda Nacional da Guerra de Santa Luzia.

Feriados Ipanema 2024

Veja na tabela abaixo os feriados Ipanema 2024 e programe sua agenda.

01 DE JANEIRO Feriado Nacional (Confraternização Universal)
12 DE FEVEREIRO Ponto Facultativo (Carnaval)
13 DE FEVEREIRO Ponto Facultativo (Carnaval)
14 DE FEVEREIRO Ponto Facultativo (Quarta-feira de Cinzas)
29 DE MARÇO Ponto Facultativo (Sexta-feira Santa)
21 DE ABRIL Feriado Nacional (Tiradentes)
01 DE MAIO Feriado Nacional (Dia do Trabalhador)
30 DE MAIO Ponto Facultativo (Corpus Christi)
13 DE JUNHO Feriado Municipal (Dia de Santo Antônio)
07 DE SETEMBRO Feriado Municipal (Aniversário Ipanema)
07 DE SETEMBRO Feriado Nacional (Independência do Brasil)
12 DE OUTUBRO Feriado Nacional (Nossa Senhora Aparecida)
28 DE OUTUBRO Ponto Facultativo (Dia do Servidor Público)
02 DE NOVEMBRO Feriado Nacional (Finados)
15 DE NOVEMBRO Feriado Nacional (Proclamação da República)
08 DE DEZEMBRO Feriado Municipal
24 DE DEZEMBRO Ponto Facultativo (Véspera de Natal)
25 DE DEZEMBRO Feriado Nacional (Natal)
31 DE DEZEMBRO Ponto Facultativo (Véspera de Ano-Novo)

Clique no link para visualizar somente os feriados Minas Gerais (nacionais e estaduais).

Feriados 2024 Ipanema

Neste artigo você encontrará informações sobre os feriados Ipanema 2024 cidade que está localizada em Minas Gerais, estado cuja sigla é MG.

Entre os primeiros povoadores de Ipanema, destacam-se Antônio José da Costa, Bernardes Leão, Francisco de Assis Rodrigues e as famílias Rodrigues, Medeiros, Pereira e Dias de Carvalho, que se estabeleceram no período entre 1840 e 1851. O desenvolvimento inicial da cidade foi baseado na agropecuária e, em 1872, o povoado do Rio José Pedro passou a ser conhecido como Freguesia (Paróquia) de Santo Antônio do Rio José Pedro.

Feriados Ipanema MG

A cidade passou por várias mudanças ao longo dos anos. Em 1880, com a Lei nº 2.657, foi criada a Paróquia de Santo Antônio do Rio José Pedro, pertencente ao Município de São Lourenço de Manhuaçu. Em 1890, com a criação do Município de Caratinga, Ipanema passou a fazer parte dele, mas, após um ano, voltou a pertencer a Manhuaçu. Em 1912, o então distrito foi elevado a município com o nome de Rio José Pedro, e, em 1923, tornou-se José Pedro. Em 1928, adotou o nome atual, Ipanema.

Feriado em Ipanema

O nome Ipanema tem origem aborígine e significa “água ruim, imprestável, rio sem peixe ou ruim de pesca”. No entanto, a cidade mostra, hoje em dia, uma realidade muito diferente. Ipanema é uma cidade que atrai turistas por suas belezas naturais e pelo charme de seu centro histórico, conservando aspectos culturais que chamam a atenção de quem a visita.

Próximo feriado em Ipanema

Ipanema é um lugar tranquilo, com características rurais e muito aconchegante, tendo na religiosidade e na fé aspectos fortes em sua cultura. A tradicional Festa de Santo Antônio, padroeiro da cidade, é um dos maiores eventos religiosos da região e reúne pessoas de várias partes do Brasil, promovendo a alegria, a fé e a devoção. Além de sua religiosidade, a cidade apresenta atrações turísticas com destaque para a belíssima cachoeira do córrego do Monjolo, que forma uma piscina natural perfeita para banho, assim como as trilhas na área rural, ideal para os amantes do ecoturismo.

Ipanema é uma cidade que apresenta uma grande riqueza cultural e histórica, além de contar com uma população hospitaleira e acolhedora. É um lugar que cativa seus visitantes, especialmente aqueles que buscam um ambiente tranquilo e relaxante, longe dos grandes centros urbanos. Se você ainda não conhece Ipanema, vale a pena inclui-la em sua lista de destinos.

DEIXE UM COMENTÁRIO