Feriados Jaboticatubas 2024 cidade feriados Jaboticatubas MG

Feriados Jaboticatubas 2024: Jaboticatubas é uma cidade no estado de Minas Gerais que possui uma rica história e evolução administrativa. A cidade teve origem nas sesmarias durante o século XVIII, quando o Ermitão da Caridade, Félix da Costa, iniciou a construção do Mosteiro de Macaúbas e decidiu colonizar a região do Jaboticatubas para o sustento das recolhidas. As terras foram sendo adquiridas através de Cartas de Sesmarias e incorporadas ao Mosteiro, que conseguiu a posse legalizada da região em 1791, pela Rainha D. Maria, de Portugal.

Feriados Jaboticatubas 2024

Veja na tabela abaixo os feriados Jaboticatubas 2024 e programe sua agenda.

01 DE JANEIRO Feriado Nacional (Confraternização Universal)
12 DE FEVEREIRO Ponto Facultativo (Carnaval)
13 DE FEVEREIRO Ponto Facultativo (Carnaval)
14 DE FEVEREIRO Ponto Facultativo (Quarta-feira de Cinzas)
29 DE MARÇO Ponto Facultativo (Sexta-feira Santa)
21 DE ABRIL Feriado Nacional (Tiradentes)
01 DE MAIO Feriado Nacional (Dia do Trabalhador)
30 DE MAIO Ponto Facultativo (Corpus Christi)
07 DE SETEMBRO Feriado Nacional (Independência do Brasil)
12 DE OUTUBRO Feriado Nacional (Nossa Senhora Aparecida)
28 DE OUTUBRO Ponto Facultativo (Dia do Servidor Público)
02 DE NOVEMBRO Feriado Nacional (Finados)
15 DE NOVEMBRO Feriado Nacional (Proclamação da República)
08 DE DEZEMBRO Feriado Municipal
17 DE DEZEMBRO Feriado Municipal (Aniversário Jaboticatubas)
24 DE DEZEMBRO Ponto Facultativo (Véspera de Natal)
25 DE DEZEMBRO Feriado Nacional (Natal)
31 DE DEZEMBRO Ponto Facultativo (Véspera de Ano-Novo)

Clique no link para visualizar somente os feriados Minas Gerais (nacionais e estaduais).

Feriados 2024 Jaboticatubas

Neste artigo você encontrará informações sobre os feriados Jaboticatubas 2024 cidade que está localizada em Minas Gerais, estado cuja sigla é MG.

Com o passar do tempo, as terras foram negociadas, surgindo as primeiras fazendas de gado. Em 1753, o Capitão Manuel Gomes da Mota, proprietário da Fazenda do Ribeirão, mandou construir uma Capela dedicada à Imaculada Conceição, onde se formou o povoado que foi o núcleo da atual cidade. Com a morte do capitão, a Fazenda passou às mãos de Antônio Raposo de Oliveira, quando foi criado o Curato do Ribeirão do Raposo em 1841. Em 1858, a freguesia foi elevada à condição de paróquia, sob a jurisdição da Paróquia de Taquaraçu de Cima, pertencendo a Caeté.

Feriados Jaboticatubas MG

Com a chegada do Padre Messias Marques Afonso, recém-ordenado em 1860, a cidade teve um grande impulso para o desenvolvimento. Além da reforma da antiga Capela de Nossa Senhora da Conceição, ele construiu a Capela de Nossa Senhora do Rosário e de Nossa Senhora das Dores. Por sua incansável atividade com vista ao desenvolvimento da cidade, o Padre Messias é considerado o verdadeiro fundador de Jaboticatubas.

Feriado em Jaboticatubas

Em 1878, a freguesia foi desmembrada de Caeté e tornou-se o Distrito do Ribeirão de Jaboticatubas, jurisdicionado a Santa Luzia. Em 1938, com o território desmembrado de Santa Luzia, a cidade de Jaboticatubas foi criada como um município, compreendendo os Distritos da Sede, Baldim e Riacho Fundo. Os dois últimos foram emancipados em 1948 e 1962, respectivamente.

Próximo feriado em Jaboticatubas

O nome Jaboticatubas vem do tupi e significa "o jaboticabal". O ribeirão que banha a cidade tem esse nome por causa da abundância de pés de jabuticatubas, uma planta típica de solos úmidos de cerrado ocorrentes na área central de Minas Gerais. Por tradição, os moradores locais preferem a grafia antiga "Jaboticatubas", que não encontram respaldo nas prescrições ortográficas vigentes.

Hoje, Jaboticatubas é uma cidade turística que atrai muitos visitantes por suas belezas naturais e história rica. A cidade possui muitas cachoeiras, trilhas ecológicas e reservas naturais como a Serra do Cipó e o Parque Nacional da Serra do Gandarela. Além disso, a cidade também possui um conjunto arquitetônico colonial preservado com construções dos séculos XVIII e XIX, como a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição. Jaboticatubas é um lugar único que combina a beleza natural com a história e cultura de Minas Gerais.

DEIXE UM COMENTÁRIO