Feriados Olaria 2024 lista da cidade feriados 2024 Olaria MG

Feriados Olaria 2024: Olaria é uma cidade localizada no estado de Minas Gerais que possui uma história bastante interessante. Segundo relatos históricos, a cidade nasceu às margens da estrada que ligava São João Del Rei à cidade do Rio de Janeiro, nos fins do século XVIII. Naquele tempo, havia ranchos para descanso de tropeiros e viajantes, e um deles situava-se entre os rios do Peixe e Rosa Gomes, onde, posteriormente, formou-se um pequeno povoado.

Feriados Olaria 2024

Veja na tabela abaixo os feriados Olaria 2024 e programe sua agenda.

01 DE JANEIRO Feriado Nacional (Confraternização Universal)
12 DE FEVEREIRO Ponto Facultativo (Carnaval)
13 DE FEVEREIRO Ponto Facultativo (Carnaval)
14 DE FEVEREIRO Ponto Facultativo (Quarta-feira de Cinzas)
01 DE MARÇO Feriado Municipal (Aniversário Olaria)
29 DE MARÇO Ponto Facultativo (Sexta-feira Santa)
21 DE ABRIL Feriado Nacional (Tiradentes)
01 DE MAIO Feriado Nacional (Dia do Trabalhador)
30 DE MAIO Ponto Facultativo (Corpus Christi)
13 DE JUNHO Feriado Municipal (Dia de Santo Antônio)
07 DE SETEMBRO Feriado Nacional (Independência do Brasil)
12 DE OUTUBRO Feriado Nacional (Nossa Senhora Aparecida)
28 DE OUTUBRO Ponto Facultativo (Dia do Servidor Público)
02 DE NOVEMBRO Feriado Nacional (Finados)
15 DE NOVEMBRO Feriado Nacional (Proclamação da República)
24 DE DEZEMBRO Ponto Facultativo (Véspera de Natal)
25 DE DEZEMBRO Feriado Nacional (Natal)
31 DE DEZEMBRO Ponto Facultativo (Véspera de Ano-Novo)

Clique no link para visualizar somente os feriados Minas Gerais (nacionais e estaduais).

Feriados 2024 Olaria

Neste artigo você encontrará informações sobre os feriados Olaria 2024 cidade que está localizada em Minas Gerais, estado cuja sigla é MG.

Com o desenvolvimento do povoado, escravos começaram a produzir telhas artesanais, que eram fabricadas com o barro propício encontrado na região. Por conta disso, o local ganhou o nome de Olaria. A partir daí, o povoado foi crescendo e ganhando importância econômica, com a diversificação da produção local.

Feriados Olaria MG

A cidade de Olaria também teve um importante marco religioso em sua história. A esposa do Coronel João Caetano Rodrigues, Sinhá Umbelina Josefhina da Cunha, era devota de Santo Antônio e começou a rezar terços pedindo pela volta de um escravo chamado Isidoro da Fazenda Passa Tempo, de quem gostava muito. Num certo dia, o escravo reapareceu e contou que lhe apareceu um homem misterioso, vestido com roupas escuras e cordão amarrado à cintura. Esse homem lhe falou de Deus e também lhe mostrou o caminho de volta para a casa de seus senhores. A história logo foi transformada em milagre pelo povo da região e divulgada como uma aparição de Santo Antônio. Diante da suposta aparição, Sinhá Umbelina fez a promessa de construir uma capela em homenagem ao santo e providenciou uma imagem.

Feriado em Olaria

O templo em homenagem a Santo Antônio foi construído a partir de 1869 e inaugurado em 1872, sendo elevado, devido ao porte do povoado, à categoria de Matriz. A cidade de Olaria, que se originou como um povoado à beira de uma estrada, acabou crescendo muito e, em 1872, tornou-se um distrito, desmembrado do município de Barbacena e incorporado ao município de Rio Preto. No ano de 1887, parte do Distrito de Santo Antônio da Olaria foi transferido para o recém-criado município de Lima Duarte. O restante do território do Distrito de Santo Antônio da Olaria, incluindo sua Sede, continuou a pertencer ao município de Rio Preto até o ano de 1923, quando a Lei Estadual n° 843 anexou o distrito ao município de Barbacena.

Próximo feriado em Olaria

Atualmente, Olaria é uma cidade acolhedora que preserva sua história e cultura em cada canto. Além da Matriz de Santo Antônio, a cidade abriga a Gruta da Praça Primeiro de Março, que foi construída recentemente com pedras e marca o local exato da primeira capela da localidade. Além disso, a cidade possui outros pontos turísticos interessantes, como a Cachoeira do Peixe e o Balneário de Águas Virtuosas.

Por fim, é importante mencionar que Olaria é referência também na produção de pêssegos e queijos, que são bastante conhecidos na região pela sua qualidade e sabor. Portanto, se você pretende visitar Minas Gerais, não deixe de conhecer a bela cidade de Olaria e desfrutar de todas as suas belezas e cultura!

DEIXE UM COMENTÁRIO