Feriados Pirapora 2024 cidade feriados 2024 Pirapora MG

Feriados Pirapora 2024: Pirapora é uma cidade localizada no norte de Minas Gerais, às margens do Rio São Francisco, e com uma história muito interessante e peculiar. Segundo relatos históricos, a cidade foi fundada por índios Cariris que, em época remota, subiram o rio São Francisco para fugir da chegada dos brancos pelo litoral do país.

Feriados Pirapora 2024

Veja na tabela abaixo os feriados Pirapora 2024 e programe sua agenda.

01 DE JANEIRO Feriado Nacional (Confraternização Universal)
20 DE JANEIRO Feriado Municipal
12 DE FEVEREIRO Ponto Facultativo (Carnaval)
13 DE FEVEREIRO Ponto Facultativo (Carnaval)
14 DE FEVEREIRO Ponto Facultativo (Quarta-feira de Cinzas)
29 DE MARÇO Ponto Facultativo (Sexta-feira Santa)
21 DE ABRIL Feriado Nacional (Tiradentes)
01 DE MAIO Feriado Nacional (Dia do Trabalhador)
30 DE MAIO Ponto Facultativo (Corpus Christi)
01 DE JUNHO Feriado Municipal (Aniversário Pirapora)
07 DE SETEMBRO Feriado Nacional (Independência do Brasil)
12 DE OUTUBRO Feriado Nacional (Nossa Senhora Aparecida)
28 DE OUTUBRO Ponto Facultativo (Dia do Servidor Público)
02 DE NOVEMBRO Feriado Nacional (Finados)
15 DE NOVEMBRO Feriado Nacional (Proclamação da República)
24 DE DEZEMBRO Ponto Facultativo (Véspera de Natal)
25 DE DEZEMBRO Feriado Nacional (Natal)
31 DE DEZEMBRO Ponto Facultativo (Véspera de Ano-Novo)

Clique no link para visualizar somente os feriados Minas Gerais (nacionais e estaduais).

Feriados 2024 Pirapora

Neste artigo você encontrará informações sobre os feriados Pirapora 2024 cidade que está localizada em Minas Gerais, estado cuja sigla é MG.

A aldeia dos Cariris ficava defronte à corredeira, em um lugar onde atualmente se encontra a Praça Cariris. Com o passar do tempo, garimpeiros, pescadores e pequenos criadores de gado chegaram à região e se instalaram no local. A pesca se tornou a atividade principal, sendo o peixe seco em varais comercializado por tropeiros que demandavam outras regiões.

Feriados Pirapora MG

Em 1861, foi criado o distrito de Pirapora, que mais tarde foi agregado ao município de Jequitaí em 1873, juntamente com São Gonçalo das Tabocas e a Vila de Nossa Senhora do Bom Sucesso e Almas de Guaicuí que perdeu a condição de vila e voltou a ser um arraial.

Feriado em Pirapora

No início do século XX, apenas barcos e canoas se arriscavam a chegar até o arraial de São Gonçalo de Pirapora. Em 1894, a Companhia Cedro e Cachoeira, de Curvelo, começou a construção de um grande depósito para estocagem de algodão em rama e venda de tecidos, iniciando uma nova fase na vida da cidade.

Próximo feriado em Pirapora

Em 1911, o município de São Gonçalo das Tabocas foi criado e, em 1912, a vila foi elevada à condição de cidade, sendo desmembrada do município de Curvelo. Em 1923, a cidade mudou de nome para Pirapora e foi criado o distrito de Lassance, que foi anexado ao município.

Atualmente, Pirapora é uma cidade rica em cultura, com um conjunto arquitetônico que abriga construções históricas, como a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário e a Estação Ferroviária, além de uma rica tradição musical, com destaque para as Serestas Piraporenses e a Orquestra de Violeiros São Francisco.

A cidade também é um importante polo do agronegócio, com a produção de alimentos como milho, soja, feijão e café, além da criação de gado de corte. O Rio São Francisco é uma importante fonte de turismo e lazer, com passeios de barco, prática de esportes aquáticos e pesca esportiva.

Em resumo, Pirapora é uma cidade rica em história, cultura e tradição, com um povo acolhedor e hospitaleiro. Certamente um destino interessante para quem deseja conhecer um pouco mais sobre a história e as raízes mineiras do Brasil.

DEIXE UM COMENTÁRIO