Feriados Ponto dos Volantes 2024 MG feriados da cidade

Feriados Ponto dos Volantes 2024: Ponto dos Volantes é uma cidade localizada no estado de Minas Gerais, Brasil. Seu surgimento foi impulsionado na década de 1940, com a construção da BR-116, Rio-Bahia, durante o primeiro governo de Getúlio Vargas. A chegada das famílias Rocha, Ramalho, Sicupira e Andrade, conhecidos como "Vermelhos", foi o primeiro sinal do surgimento do pequeno povoado, que mais tarde foi reforçado com a chegada de trabalhadores contratados para a construção da rodovia.

Feriados Ponto dos Volantes 2024

Veja na tabela abaixo os feriados Ponto dos Volantes 2024 e programe sua agenda.

01 DE JANEIRO Feriado Nacional (Confraternização Universal)
12 DE FEVEREIRO Ponto Facultativo (Carnaval)
13 DE FEVEREIRO Ponto Facultativo (Carnaval)
14 DE FEVEREIRO Ponto Facultativo (Quarta-feira de Cinzas)
29 DE MARÇO Ponto Facultativo (Sexta-feira Santa)
21 DE ABRIL Feriado Nacional (Tiradentes)
01 DE MAIO Feriado Nacional (Dia do Trabalhador)
30 DE MAIO Ponto Facultativo (Corpus Christi)
07 DE SETEMBRO Feriado Nacional (Independência do Brasil)
12 DE OUTUBRO Feriado Nacional (Nossa Senhora Aparecida)
28 DE OUTUBRO Ponto Facultativo (Dia do Servidor Público)
02 DE NOVEMBRO Feriado Nacional (Finados)
15 DE NOVEMBRO Feriado Nacional (Proclamação da República)
21 DE DEZEMBRO Feriado Municipal (Aniversário Ponto dos Volantes)
24 DE DEZEMBRO Ponto Facultativo (Véspera de Natal)
25 DE DEZEMBRO Feriado Nacional (Natal)
31 DE DEZEMBRO Ponto Facultativo (Véspera de Ano-Novo)

Clique no link para visualizar somente os feriados Minas Gerais (nacionais e estaduais).

Feriados 2024 Ponto dos Volantes

Neste artigo você encontrará informações sobre os feriados Ponto dos Volantes 2024 cidade que está localizada em Minas Gerais, estado cuja sigla é MG.

O local se tornou um centro comercial importante da região e teve grande movimentação devido à sua localização privilegiada como ponto de confluência da estrada que interliga o médio e baixo Jequitinhonha. Isso transformou o então povoado em um centro comercial, com destaque para Santana do Araçuaí, que possuía a melhor feira comercial da região.

Feriados Ponto dos Volantes MG

O município foi incorporado à jurisdição do Condado de Minas Novas no século XIX e, anos depois, passou a ser conhecido como "Barra dos Pilões", em referência à confluência dos Córregos do Pilão, São João, São Joanico, Anta Podre e Cardoso, que contavam com as imediações do lugarejo. A atual denominação de Ponto dos Volantes é resultado do surgimento das "Patrulhas Volantes", tropas criadas para combater o Cangaço Brasileiro na década de 30, liderado por Virgulino Ferreira da Silva, conhecido como "Lampião".

Feriado em Ponto dos Volantes

O município de Ponto dos Volantes foi emancipado e conquistou sua autonomia político-administrativa através de um plebiscito popular regulamentado pela Lei nº 12.030, de 21 de dezembro de 1995. Nas eleições municipais de 1996, foram eleitos o Primeiro Prefeito Municipal, Vice-Prefeito, representando o Poder Executivo e a Câmara Municipal de Vereadores, o Poder Legislativo, composto por 09 vereadores sendo todos empossados em 1º de janeiro de 1997.

Próximo feriado em Ponto dos Volantes

O município de Ponto dos Volantes possui além da sede, o distrito de Santana do Araçuaí, os povoados do Morais, Virgem das Graças, Boa Vista de Santana, comunidades do Marinheiros, Cardoso, Córrego Seco I, Córrego Seco II, São João Grande, Pedra Alta, Pedra dos Lopes, Travessão, Esperança, Guaribas, Uruçu, Verdes, Coelhos, Pilões, Anta-Podre, Cachoeirinha, Jenipapo e São Joanico.

Com uma população de cerca de 12 mil habitantes, a cidade tem uma economia baseada na agropecuária, com destaque para a produção de leite e criação de animais. Há também um número significativo de pequenos empreendimentos comerciais e industriais que geram empregos e impulsionam a economia local.

Além das atividades econômicas, a cidade também é conhecida por suas festas, como a tradicional Festa de Santo Antônio, padroeiro da cidade, realizada em junho. A festa é um momento de celebração religiosa e de confraternização entre os habitantes da cidade e visitantes de outras localidades.

Ponto dos Volantes é uma cidade histórica e tradicional de Minas Gerais, que mantém vivas as tradições e costumes da região. Com uma economia forte e uma população acolhedora, é um lugar ideal para se viver e apreciar as belezas da natureza e o patrimônio cultural brasileiro.

DEIXE UM COMENTÁRIO