Feriados Abaetetuba 2024 cidade feriados 2024 Abaetetuba PA

Feriados Abaetetuba 2024: A cidade de Abaetetuba está localizada no estado do Pará, na região Norte do Brasil. Com uma população estimada em 151.934 pessoas, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), é considerada uma cidade de médio porte.

Feriados Abaetetuba 2024

Veja na tabela abaixo os feriados Abaetetuba 2024 e programe sua agenda.

01 DE JANEIRO Feriado Nacional (Confraternização Universal)
12 DE FEVEREIRO Ponto Facultativo (Carnaval)
13 DE FEVEREIRO Ponto Facultativo (Carnaval)
14 DE FEVEREIRO Ponto Facultativo (Quarta-feira de Cinzas)
29 DE MARÇO Ponto Facultativo (Sexta-feira Santa)
21 DE ABRIL Feriado Nacional (Tiradentes)
01 DE MAIO Feriado Nacional (Dia do Trabalhador)
30 DE MAIO Ponto Facultativo (Corpus Christi)
15 DE AGOSTO Feriado Estadual (Adesão do Pará à independência do Brasil)
15 DE AGOSTO Feriado Municipal (Aniversário Abaetetuba)
07 DE SETEMBRO Feriado Nacional (Independência do Brasil)
12 DE OUTUBRO Feriado Nacional (Nossa Senhora Aparecida)
28 DE OUTUBRO Ponto Facultativo (Dia do Servidor Público)
02 DE NOVEMBRO Feriado Nacional (Finados)
15 DE NOVEMBRO Feriado Nacional (Proclamação da República)
24 DE DEZEMBRO Ponto Facultativo (Véspera de Natal)
25 DE DEZEMBRO Feriado Nacional (Natal)
31 DE DEZEMBRO Ponto Facultativo (Véspera de Ano-Novo)

Clique no link para visualizar somente os feriados Pará (nacionais e estaduais).

Feriados 2024 Abaetetuba

Neste artigo você encontrará informações sobre os feriados Abaetetuba 2024 cidade que está localizada em Pará, estado cuja sigla é PA.

A história de Abaetetuba remonta ao século XVIII, quando os portugueses começaram a explorar a região amazônica. Há divergência quanto à data exata da fundação da cidade, mas acredita-se que tenha sido em 1750, sob o comando dos frades capuchos, que fundaram o Convento da Una. Mais tarde, os Jesuítas exploraram o rio Uraenga ou Ararenga, que corta a região.

Feriados Abaetetuba PA

Inicialmente chamada de Abaeté, a cidade teve seu nome alterado para Abaetetuba em 1944, devido à proibição da duplicidade de topônimos de cidades e vilas brasileiras. O novo nome é de origem tupi e significa "lugar de homem ilustre".

Feriado em Abaetetuba

Desde sua fundação até o final do século XIX, Abaetetuba pertenceu a diferentes municípios, como Belém e Igarapé-Miri. Foi elevada à condição de vila em 1880 e a cidade em 1895. Durante o século XX, teve o território ampliado e reorganizado em diferentes ocasiões.

Próximo feriado em Abaetetuba

A cidade de Abaetetuba é conhecida por sua cultura e tradições. A maior festa popular é o Círio de Nazaré, em que os fiéis percorrem as ruas da cidade em procissão, em homenagem à Nossa Senhora de Nazaré. Outra tradição importante é a cerâmica marajoara, produzida na região desde a época pré-colombiana e exportada para todo o mundo.

Além disso, a cidade é conhecida pela sua produção agrícola, principalmente de açaí, mas também de pupunha, cupuaçu e outras frutas. A pesca também é importante na economia local, com destaque para a pesca artesanal de camarão, caranguejo e peixes de água doce.

Abaetetuba possui uma rica fauna e flora, típicas da região amazônica. A cidade é cercada por rios, igarapés e florestas, que garantem uma grande diversidade de espécies. É possível fazer passeios de barco e trilhas pela mata, observando animais como jacarés, botos, aves e primatas.

A população de Abaetetuba é formada principalmente por descendentes de indígenas, africanos e europeus. A cultura e a religiosidade são muito valorizadas na cidade, com destaque para as festas religiosas e populares. A gastronomia local é rica e diversificada, com pratos típicos como o tacacá, o pato no tucupi e os peixes assados na brasa.

Em resumo, Abaetetuba é uma cidade que tem muito a oferecer, tanto para quem busca conhecer a história e cultura da região amazônica, quanto para quem deseja aproveitar as belezas naturais e a gastronomia típica. Com uma população acolhedora e diversificada, é um lugar que vale a pena ser visitado.

DEIXE UM COMENTÁRIO