Feriados Mamanguape 2024 cidade feriados 2024 Mamanguape PB

Feriados Mamanguape 2024: Mamanguape é uma cidade localizada no estado da Paraíba, no nordeste brasileiro. A cidade possui uma história rica e interessante, desde o período de colonização pelos portugueses até a sua elevação à condição de cidade no século XIX. Com a foz do rio Mamanguape e suas adjacências, a região já era frequentada por navegantes franceses antes mesmo da chegada dos portugueses.

Feriados Mamanguape 2024

Veja na tabela abaixo os feriados Mamanguape 2024 e programe sua agenda.

01 DE JANEIRO Feriado Nacional (Confraternização Universal)
12 DE FEVEREIRO Ponto Facultativo (Carnaval)
13 DE FEVEREIRO Ponto Facultativo (Carnaval)
14 DE FEVEREIRO Ponto Facultativo (Quarta-feira de Cinzas)
29 DE MARÇO Ponto Facultativo (Sexta-feira Santa)
21 DE ABRIL Feriado Nacional (Tiradentes)
01 DE MAIO Feriado Nacional (Dia do Trabalhador)
30 DE MAIO Ponto Facultativo (Corpus Christi)
29 DE JUNHO Feriado Municipal
05 DE AGOSTO Feriado Estadual (Fundação do Estado)
07 DE SETEMBRO Feriado Nacional (Independência do Brasil)
12 DE OUTUBRO Feriado Nacional (Nossa Senhora Aparecida)
25 DE OUTUBRO Feriado Municipal (Aniversário Mamanguape)
28 DE OUTUBRO Ponto Facultativo (Dia do Servidor Público)
02 DE NOVEMBRO Feriado Nacional (Finados)
15 DE NOVEMBRO Feriado Nacional (Proclamação da República)
24 DE DEZEMBRO Ponto Facultativo (Véspera de Natal)
25 DE DEZEMBRO Feriado Nacional (Natal)
31 DE DEZEMBRO Ponto Facultativo (Véspera de Ano-Novo)

Clique no link para visualizar somente os feriados Paraíba (nacionais e estaduais).

Feriados 2024 Mamanguape

Neste artigo você encontrará informações sobre os feriados Mamanguape 2024 cidade que está localizada em Paraíba, estado cuja sigla é PB.

Durante o final do século XVI e início do século XVII, a cidade de Mamanguape começou a ser colonizada, com destaque para Duarte Gomes da Silveira, um dos mais esforçados povoadores da região. Os portugueses começaram a construir engenhos de açúcar na região, mas a invasão dos holandeses acabou por levar ao abandono da aldeia que servia como sede regional.

Feriados Mamanguape PB

Com a restauração, os jesuítas reconstruíram a antiga aldeia de índios, que passou a receber também colonizadores portugueses. Isso acabou gerando atritos entre índios e civilizados, e as autoridades locais acabaram optando por separá-los. Os índios foram transferidos para uma aldeia localizada num oiteiro, que foi chamada de Monte-mór.

Feriado em Mamanguape

Enquanto a antiga aldeia prosperava, a aldeia de Monte-mór foi abandonada e passou a ser chamada de Vila da Preguiça, em referência à indolência de seus moradores. Mamanguape continuou a progredir e, no século XIX, já exercia influência política na Capitania. Em 1839, a cidade de Mamanguape se tornou a sede da Vila, que até então havia sido Monte-mór.

Próximo feriado em Mamanguape

O gentílico de Mamanguape é mamanguapense. A cidade foi elevada à categoria de vila pela lei provincial nº1, de 23 de janeiro de 1839 e à categoria de cidade pela lei provincial nº 1, de 25 de outubro de 1855. Em 1908, foram criados os distritos de Bairro Baixo, Bairro Alto, São João, São José do Rio Seco, Jacaraú, Mataraca, Baía da Traição, Preguiça e Barra de Mamanguape e anexados ao município de Mamanguape.

Na divisão administrativa de 1911, o município de Mamanguape era composto por dez distritos. Em 1933, contudo, ele se concentrava apenas no distrito sede. A partir de 1936, o município começou a se reorganizar em distritos, sendo constituída por seis deles: Mamanguape, Baía da Traição, Jacaraú, Mataraca, Rio Tinto e Tavares - este último acabou sendo extinto em 1938 e seu território foi incorporado ao distrito de Rio Tinto.

Em 1943, foi criado o distrito de Itapororoca, com terras do próprio distrito sede de Mamanguape. Já em 1950, o município era composto por seis distritos: Mamanguape, Baía da Traição, Itapororoca, Jacaraú, Mataraca e Rio Tinto.

Hoje em dia, Mamanguape é uma cidade que mistura sua rica história com a modernidade, pois se desenvolveu bastante em termos econômicos e sociais. A cidade conta com uma boa infraestrutura para atender a população e aos turistas que procuram conhecer suas belas praias e a cultura local. Vale a pena conhecer essa cidade que tem muito a oferecer!

DEIXE UM COMENTÁRIO