Feriados Pedro Avelino 2024 cidade feriados Pedro Avelino RN

Feriados Pedro Avelino 2024: Pedro Avelino é um município localizado na região agreste do estado do Rio Grande do Norte. Com uma área territorial de 293,4 km², segundo dados do IBGE de 2020, a cidade conta com um pouco mais de 7 mil habitantes e é famosa por sua história e cultura.

Feriados Pedro Avelino 2024

Veja na tabela abaixo os feriados Pedro Avelino 2024 e programe sua agenda.

01 DE JANEIRO Feriado Nacional (Confraternização Universal)
12 DE FEVEREIRO Ponto Facultativo (Carnaval)
13 DE FEVEREIRO Ponto Facultativo (Carnaval)
14 DE FEVEREIRO Ponto Facultativo (Quarta-feira de Cinzas)
29 DE MARÇO Ponto Facultativo (Sexta-feira Santa)
21 DE ABRIL Feriado Nacional (Tiradentes)
01 DE MAIO Feriado Nacional (Dia do Trabalhador)
30 DE MAIO Ponto Facultativo (Corpus Christi)
29 DE JUNHO Feriado Municipal
07 DE AGOSTO Feriado Estadual (Dia do Rio Grande do Norte)
07 DE SETEMBRO Feriado Nacional (Independência do Brasil)
03 DE OUTUBRO Feriado Estadual (Mártires de Cunhaú e Uruaçu)
12 DE OUTUBRO Feriado Nacional (Nossa Senhora Aparecida)
28 DE OUTUBRO Ponto Facultativo (Dia do Servidor Público)
02 DE NOVEMBRO Feriado Nacional (Finados)
15 DE NOVEMBRO Feriado Nacional (Proclamação da República)
23 DE DEZEMBRO Feriado Municipal (Aniversário Pedro Avelino)
24 DE DEZEMBRO Ponto Facultativo (Véspera de Natal)
25 DE DEZEMBRO Feriado Nacional (Natal)
31 DE DEZEMBRO Ponto Facultativo (Véspera de Ano-Novo)

Clique no link para visualizar somente os feriados Rio Grande do Norte (nacionais e estaduais).

Feriados 2024 Pedro Avelino

Neste artigo você encontrará informações sobre os feriados Pedro Avelino 2024 cidade que está localizada em Rio Grande do Norte, estado cuja sigla é RN.

A cidade teve origem no século XVIII, quando as terras brasileiras eram doadas a donatários que dividiam em seismarias. Foi concedido ao coronel Antônio Barros Bezerra as terras que englobam o município, de acordo entre o donatário e o Rei de Portugal, em 1786. Os primeiros moradores foram os irmãos portugueses Diogo, Gaspar, Jacinto e Félix Lopes dos Reis.

Feriados Pedro Avelino RN

Pedro Avelino cresceu a partir da chegada de outras famílias atraídas pela fertilidade e espaço oferecidos pelos seismeiros. Famílias como Câmara, Inácio da Costa, Batista, Leocádio, Bezerra, Xavier de Meneses, Pereira Pinto, Ferreira, Medeiros e Araújo formaram a árvore genealógica do povo Pedroavelinense.

Feriado em Pedro Avelino

A cidade passou por diversos momentos históricos, como a criação da primeira escola em 1866 pelo professor Francisco Januário Xavier de Meneses, uma grande seca em 1877, construção de um cemitério público às margens do Rio Gaspar Lopes pelo construtor Manoel Cabral de Macedo e a criação de uma feira livre aos domingos em 1912 na Rua Velha.

Próximo feriado em Pedro Avelino

Em 1916, a capela de Santa Luzia foi erguida pelo pedreiros João Cândido e João Gomes, onde tinha em frente o emblema da Santa Cruz, sendo vigário da paróquia o Padre Ulisses Maranhão. Em 1920, foi iniciada a construção do mercado público pelo prefeito de Angicos.

Em 24 de dezembro de 1921, a cidade de Gaspar Lopes passou a se chamar Epitácio Pessoa, em homenagem ao grande Presidente Nordestino que tinha como lema Governar e abrir estradas e trouxe a estrada de ferro até o vilarejo. No dia 8 de janeiro de 1922, a estrada de ferro foi inaugurada, e o crescimento do vilarejo foi grande e próspero pois era o fim do ramal.

Em 1948, Epitácio Pessoa passou a se chamar Pedro Avelino, pelo decreto estadual nº 146, desmembrado de Angicos. Desde então, a cidade tem sido um importante centro econômico e cultural, com destaque para a agricultura, pecuária e produção de artesanato.

Pedro Avelino é uma cidade que preserva sua história e cultura, mantendo tradições como a festa de Santa Luzia, padroeira do município, que acontece anualmente em dezembro. A cidade também conta com museus, igrejas e monumentos históricos que contam um pouco da sua história, como a Estação Ferroviária.

Além disso, Pedro Avelino é cercada por belezas naturais, como a Lagoa de Pataxó, que oferece lazer e turismo para a região. A cidade também oferece uma variedade de festas populares e gastronomia típica, fazendo dela um destino turístico atrativo para quem busca conhecer a cultura nordestina.

Em resumo, Pedro Avelino é uma cidade rica em cultura e história, que preserva suas tradições e oferece uma boa qualidade de vida para seus habitantes. Com belezas naturais e turismo de lazer, a cidade é um destino imperdível para quem busca conhecer o interior do Nordeste brasileiro.

DEIXE UM COMENTÁRIO