Feriados Espumoso 2024 cidade feriados 2024 Espumoso RS

Feriados Espumoso 2024: Localizada no estado do Rio Grande do Sul, a cidade de Espumoso é repleta de histórias e lendas que se misturam com o desenvolvimento do município. Criado em 1954, a cidade foi desmembrada de Soledade, cujo povoamento começou em 1835, e sido construída a partir da exploração dos pinheirais da região.

Feriados Espumoso 2024

Veja na tabela abaixo os feriados Espumoso 2024 e programe sua agenda.

01 DE JANEIRO Feriado Nacional (Confraternização Universal)
12 DE FEVEREIRO Ponto Facultativo (Carnaval)
13 DE FEVEREIRO Ponto Facultativo (Carnaval)
14 DE FEVEREIRO Ponto Facultativo (Quarta-feira de Cinzas)
28 DE FEVEREIRO Feriado Municipal (Aniversário Espumoso)
29 DE MARÇO Ponto Facultativo (Sexta-feira Santa)
21 DE ABRIL Feriado Nacional (Tiradentes)
01 DE MAIO Feriado Nacional (Dia do Trabalhador)
30 DE MAIO Ponto Facultativo (Corpus Christi)
07 DE SETEMBRO Feriado Nacional (Independência do Brasil)
20 DE SETEMBRO Feriado Estadual (Dia do Gaúcho)
12 DE OUTUBRO Feriado Nacional (Nossa Senhora Aparecida)
28 DE OUTUBRO Ponto Facultativo (Dia do Servidor Público)
02 DE NOVEMBRO Feriado Nacional (Finados)
15 DE NOVEMBRO Feriado Nacional (Proclamação da República)
08 DE DEZEMBRO Feriado Municipal
24 DE DEZEMBRO Ponto Facultativo (Véspera de Natal)
25 DE DEZEMBRO Feriado Nacional (Natal)
31 DE DEZEMBRO Ponto Facultativo (Véspera de Ano-Novo)

Clique no link para visualizar somente os feriados Rio Grande do Sul (nacionais e estaduais).

Feriados 2024 Espumoso

Neste artigo você encontrará informações sobre os feriados Espumoso 2024 cidade que está localizada em Rio Grande do Sul, estado cuja sigla é RS.

A história de Espumoso está profundamente conectada à história de Soledade e ao papel exercido pelos jesuítas espanhóis na região. Expulsos por bandeirantes paulistas em 1638, os jesuítas retornaram em 1682 e permaneceram na região até 1756, quando a ação conjunta de tropas portuguesas e espanholas os expulsaram definitivamente. Apesar disso, a região permaneceria sob a administração de guardas avançadas castelhanas.

Feriados Espumoso RS

Após a conquista das missões pelos bandeirantes José Borges do Canto e Manoel dos Santos Pedroso, em 1801, vasta região foi incorporada à Capitania de São Pedro do Rio Grande e o povoamento de Soledade começou em 1835. A Capela Curata foi criada em maio de 1846 e, em 14 de janeiro de 1857, foi elevada à categoria de Freguesia. O município de Soledade foi emancipado em 29 de março de 1875.

Feriado em Espumoso

Mas, as terras que hoje constituem o município de Espumoso permaneceram praticamente desertas até meados da segunda década do século XX. A região era rica em pinheirais, e esses eram derrubados e transportados via fluvial, a partir de Espumoso, para outros centros de comercialização. Na época de cheias, a travessia do Rio Jacuí, perto do moinho, demandava grande espera, gerando assim um pequeno núcleo de construções na confluência de dois caminhos: um sentido sul, ligando Cachoeira do Sul e Sobradinho, e outro sentido oeste-leste, ligando Carazinho, Soledade e Porto Alegre.

Próximo feriado em Espumoso

O nome Passo Espumoso surgiu na época em que havia um poço onde se montavam as balsas para o transporte de madeiras, Rio Jacuí abaixo. Posteriormente, o fenômeno de espuma que descia de diversas cachoeiras, formando belos castelos cônicos de até trinta centímetros de altura, deu origem ao nome ESPUMOSO. A paisagem margeada por lindas e frondosas árvores nativas era um espetáculo para os viajantes que passavam pela região.

Hoje, a cidade de Espumoso é conhecida pela sua economia dinâmica, tendo se diversificado desde a época dos pinheirais até a atualidade. A educação é uma das principais estruturas da cidade, com ótimas escolas públicas e particulares. A cidade também tem grande destaque no cultivo de soja, milho e trigo.

A cidade oferece boa infraestrutura e serviços básicos, como saúde e transporte público, além de diversas opções de lazer e turismo. Podemos citar a Igreja Matriz São Sebastião, o Parque Poliesportivo Marcos Batista Netto, o Parque Municipal de Espumoso, a Casa da Cultura, o Museu e Arquivo Histórico Municipal, além de diversas outras opções de turismo rural.

Por fim, fica evidente que a história de Espumoso está intrinsecamente ligada à história da região em que está inserida. A cidade cresceu e se desenvolveu a partir da união de suas histórias e lendas, que se mesclam com o surgimento da cidade ao longo dos anos. Hoje, Espumoso é uma cidade pujante, com boas oportunidades de trabalho, diferenciados locais para visitação e diversas opções de lazer e entretenimento.

DEIXE UM COMENTÁRIO