Feriados Ilhota 2024 lista da cidade feriados 2024 Ilhota SC

Feriados Ilhota 2024: Ilhota é uma cidade localizada no estado de Santa Catarina, que foi fundada em 1842. Os primeiros habitantes foram os colonos da Companhia Belga-Brasileira de Colonização, que veio trabalhar na exploração das jazidas de minérios na bacia hidrográfica do Itajaí-Açu. A cidade tem uma história rica e interessante, que remonta ao início da colonização belga no Brasil.

Feriados Ilhota 2024

Veja na tabela abaixo os feriados Ilhota 2024 e programe sua agenda.

01 DE JANEIRO Feriado Nacional (Confraternização Universal)
12 DE FEVEREIRO Ponto Facultativo (Carnaval)
13 DE FEVEREIRO Ponto Facultativo (Carnaval)
14 DE FEVEREIRO Ponto Facultativo (Quarta-feira de Cinzas)
29 DE MARÇO Ponto Facultativo (Sexta-feira Santa)
21 DE ABRIL Feriado Nacional (Tiradentes)
01 DE MAIO Feriado Nacional (Dia do Trabalhador)
30 DE MAIO Ponto Facultativo (Corpus Christi)
21 DE JUNHO Feriado Municipal (Aniversário Ilhota)
07 DE SETEMBRO Feriado Nacional (Independência do Brasil)
12 DE OUTUBRO Feriado Nacional (Nossa Senhora Aparecida)
28 DE OUTUBRO Ponto Facultativo (Dia do Servidor Público)
02 DE NOVEMBRO Feriado Nacional (Finados)
15 DE NOVEMBRO Feriado Nacional (Proclamação da República)
24 DE DEZEMBRO Ponto Facultativo (Véspera de Natal)
25 DE DEZEMBRO Feriado Nacional (Natal)
31 DE DEZEMBRO Ponto Facultativo (Véspera de Ano-Novo)

Clique no link para visualizar somente os feriados Santa Catarina (nacionais e estaduais).

Feriados 2024 Ilhota

Neste artigo você encontrará informações sobre os feriados Ilhota 2024 cidade que está localizada em Santa Catarina, estado cuja sigla é SC.

Os colonos belgas desembarcaram em uma pequena ilha no meio do rio Itajaí-Açu em novembro de 1844, defronte à igreja Matriz São Pio X. A ilha foi responsável pelo nome da cidade, no entanto, desapareceu depois da elevação do nível do rio causado por duas grandes enchentes, em 1880 e 1911.

Feriados Ilhota SC

Os primeiros meses dos colonos foram de grande dificuldade, com problemas de divisão dos lotes e falta de auxílio por parte do administrador da colônia, Joseph Philip Fontaine. Mesmo assim, as famílias belgas foram se estabelecendo, principalmente na margem direita do rio, onde hoje se encontra o centro da cidade de Ilhota.

Feriado em Ilhota

A colonização no Braço do Baú, na margem esquerda, começou somente em 1886. Segundo a escritora Edltraud Zimmermann Fonseca, no livro Localidade do Braço do Baú, as famílias Nunes, Reichert e Zabel foram as primeiras a se estabelecer.

Próximo feriado em Ilhota

A colonização de Ilhota foi marcada por muitos problemas e desavenças entre os colonos e a Companhia. Em função de promessas não cumpridas e da administração de Fontaine, um grupo de 60 famílias belgas e francesas se separou da primeira colônia em janeiro de 1845, formando uma nova colônia. No mesmo ano, o engenheiro belga Charles Maximiliano Luiz Van Lede, responsável pela fundação da Companhia, retornou para a Europa e deixou a administração da colônia nas mãos de Fontaine.

Os colonos, insatisfeitos com a situação precária em que se encontravam, pediram a saída de Fontaine, que aconteceu somente dois anos depois. Algumas histórias contam que Fontaine teria levado consigo documentos importantes e até o sino da igreja trazido pelos belgas. Com a saída de Fontaine, a direção da colônia foi entregue para Gustave Lebon e a partir daí a cidade começou a ser considerada uma simples povoação.

A legalização das terras dos colonos foi uma luta constante, que se intensificou após a morte de Van Lede em 1875. O título da propriedade foi deixado como legado para o hospital de Bruges, na Bélgica, que enviou Van Dye com a procuração para vender as terras. No entanto, devido à violenta reação dos colonos, a venda não foi realizada.

Ilhota é uma cidade que guarda muitas histórias e tradições, que são passadas de geração em geração. A cidade é conhecida como a capital nacional da moda íntima, com mais de 200 indústrias têxteis e cerca de 18 mil empregos diretos e indiretos. Além disso, a cidade tem belas paisagens naturais, com cachoeiras, rios e trilhas, que atraem turistas de todo o Brasil. A cidade também é conhecida por suas festas populares, como a Festa de São João Batista, que reúne milhares de pessoas todos os anos.

Em resumo, Ilhota é uma cidade que, apesar das dificuldades enfrentadas pelos seus primeiros habitantes, conseguiu se desenvolver e se tornar um importante polo têxtil e turístico na região. A história dos colonos belgas e de como eles enfrentaram as adversidades para se estabelecer na cidade é uma das muitas histórias que fazem parte da cultura local e que devem ser preservadas e valorizadas.

DEIXE UM COMENTÁRIO