Feriados Irani 2024 lista da cidade feriados 2024 Irani SC

Feriados Irani 2024: Irani, cidade localizada no meio oeste catarinense, é conhecida como o berço do Contestado. A cidade teve sua origem habitada pelos grupos nativos, Xoklengs e Kaigangs, responsáveis pelo povoamento do planalto catarinense. Os caboclos, ou “brasileiros”, também habitaram na região, e no início do século XIX, a cidade começou a ser desbravada e ocupada por fazendeiros e colonos oriundos principalmente do norte do Rio Grande do Sul.

Feriados Irani 2024

Veja na tabela abaixo os feriados Irani 2024 e programe sua agenda.

01 DE JANEIRO Feriado Nacional (Confraternização Universal)
12 DE FEVEREIRO Ponto Facultativo (Carnaval)
13 DE FEVEREIRO Ponto Facultativo (Carnaval)
14 DE FEVEREIRO Ponto Facultativo (Quarta-feira de Cinzas)
29 DE MARÇO Ponto Facultativo (Sexta-feira Santa)
21 DE ABRIL Feriado Nacional (Tiradentes)
01 DE MAIO Feriado Nacional (Dia do Trabalhador)
30 DE MAIO Ponto Facultativo (Corpus Christi)
07 DE SETEMBRO Feriado Nacional (Independência do Brasil)
11 DE SETEMBRO Feriado Municipal (Aniversário Irani)
12 DE OUTUBRO Feriado Nacional (Nossa Senhora Aparecida)
28 DE OUTUBRO Ponto Facultativo (Dia do Servidor Público)
02 DE NOVEMBRO Feriado Nacional (Finados)
15 DE NOVEMBRO Feriado Nacional (Proclamação da República)
24 DE DEZEMBRO Ponto Facultativo (Véspera de Natal)
25 DE DEZEMBRO Feriado Nacional (Natal)
31 DE DEZEMBRO Ponto Facultativo (Véspera de Ano-Novo)

Clique no link para visualizar somente os feriados Santa Catarina (nacionais e estaduais).

Feriados 2024 Irani

Neste artigo você encontrará informações sobre os feriados Irani 2024 cidade que está localizada em Santa Catarina, estado cuja sigla é SC.

No final do século XIX, as terras do oeste catarinense foram alvo de uma série de disputas. A Guerra do Contestado acabou se tornando uma das mais sangrentas e violentas disputas que envolveram questões políticas, econômicas e sociais. Durante o conflito, o messianismo trazido pelos representantes religiosos conhecidos como monges foi importante na estrutura religiosa que se formava nos sertões do Contestado, pois eles representavam, de certa forma, os interesses dos caboclos.

Feriados Irani SC

Entre estes líderes religiosos, se sobressaiu o monge José Maria, um dos personagens que marcaram a Guerra do Contestado. Seu poder de persuasão e força religiosa aumentava entre os caboclos e outros moradores da cidade a tal ponto que ocasionou no surgimento de um movimento revolucionário liderado pelo monge José Maria.

Feriado em Irani

Esta ação é interpretada como sendo uma invasão as terras que estavam sendo disputadas pelos estados de Santa Catarina e Paraná. Dessa forma, o governo paranaense enviou tropas comandadas por João Gualberto para expulsar o grupo liderado por José Maria. Assim, na manhã de 22 de Outubro de 1912, ocorreu o primeiro enfrentamento entre os caboclos de José Maria e as tropas paranaenses. A Guerra do Contestado, que terminou em 1916, ceifou a vida de muitos sertanejos, caboclos e militares, espalhando pânico em grande parte da região.

Próximo feriado em Irani

Apesar de todo o histórico de conflitos, Irani é hoje uma cidade pacífica e próspera. O nome da cidade é de origem indígena e significa mel envelhecido. A cidade recebeu esse nome devido ao rio que banha o município. É uma área rica em encantos naturais, onde se destacam as águas cristalinas dos rios, os morros, e a mata atlântica.

Na cidade, há diversas opções de lazer em contato com a natureza. Um dos destaques é a trilha da Pedra do Poço, que encanta os visitantes pela sua beleza natural e pelas cachoeiras que fazem parte do percurso. Além disso, há também o Morro do Brito, que oferece uma vista privilegiada da região.

Irani também é famosa pela produção de erva-mate, que é cultivada em larga escala na região. É possível visitar algumas plantações, conhecer o processo de produção e degustar a bebida típica da região.

Com uma história rica e uma natureza exuberante, Irani é uma cidade que encanta seus visitantes e locais. Para quem busca tranquilidade e contato com a natureza, Irani é um destino imperdível no estado de Santa Catarina.

DEIXE UM COMENTÁRIO