Feriados Itapetininga 2024 cidade feriados Itapetininga SP

Feriados Itapetininga 2024: Itapetininga é uma cidade do estado de São Paulo que se desenvolveu a partir do tropeirismo, pois era um ponto de descanso dos tropeiros que vinham do Sul do país. O primeiro núcleo de tropeiros na região surgiu em 1724 e, por volta de 1760, um grupo de portugueses formou outro núcleo em um local alto e circundado por ribeirões.

Feriados Itapetininga 2024

Veja na tabela abaixo os feriados Itapetininga 2024 e programe sua agenda.

01 DE JANEIRO Feriado Nacional (Confraternização Universal)
12 DE FEVEREIRO Ponto Facultativo (Carnaval)
13 DE FEVEREIRO Ponto Facultativo (Carnaval)
14 DE FEVEREIRO Ponto Facultativo (Quarta-feira de Cinzas)
29 DE MARÇO Ponto Facultativo (Sexta-feira Santa)
21 DE ABRIL Feriado Nacional (Tiradentes)
01 DE MAIO Feriado Nacional (Dia do Trabalhador)
30 DE MAIO Ponto Facultativo (Corpus Christi)
09 DE JULHO Feriado Estadual (Revolução Constitucionalista)
07 DE SETEMBRO Feriado Nacional (Independência do Brasil)
12 DE OUTUBRO Feriado Nacional (Nossa Senhora Aparecida)
28 DE OUTUBRO Ponto Facultativo (Dia do Servidor Público)
02 DE NOVEMBRO Feriado Nacional (Finados)
05 DE NOVEMBRO Feriado Municipal (Aniversário Itapetininga)
15 DE NOVEMBRO Feriado Nacional (Proclamação da República)
24 DE DEZEMBRO Ponto Facultativo (Véspera de Natal)
25 DE DEZEMBRO Feriado Nacional (Natal)
31 DE DEZEMBRO Ponto Facultativo (Véspera de Ano-Novo)

Clique no link para visualizar somente os feriados São Paulo (nacionais e estaduais).

Feriados 2024 Itapetininga

Neste artigo você encontrará informações sobre os feriados Itapetininga 2024 cidade que está localizada em São Paulo, estado cuja sigla é SP.

A cidade teve um início conturbado devido à disputa entre os dois núcleos que queriam ser elevados à condição de vila. A vitória ficou com Domingos José Vieira, que ofereceu uma mula roana, marchadeira, como presente a Simão Barbosa Franco, que foi nomeado para fundar e administrar o novo povoado.

Feriados Itapetininga SP

Itapetininga foi oficialmente criada como vila no dia 5 de novembro de 1770, quando foi celebrada uma missa solene pelo vigário da nova paróquia, padre Inácio de Araújo Ferreira, sendo essa data comemorada desde então como o aniversário da cidade. Além de Simão Barbosa Franco e Domingos José Vieira, Salvador de Oliveira Lima, conhecido como “Sarutya", também se inclui entre os fundadores históricos da cidade, pois foi o segundo capitão-mor de Itapetininga.

Feriado em Itapetininga

A autonomia judiciária da cidade foi concedida em 1852, através da Lei nº 11 de 17 de julho, criando a comarca de Itapetininga. No entanto, a vila só se tornou cidade de fato em 13 de março de 1855.

Próximo feriado em Itapetininga

O nome Itapetininga vem da língua indígena tupi-guarani e pode ter três significados diferentes: caminho das pedras secas ou caminho seco das pedras; pedra chata, laje ou lajeado seco; e na pedra seca. A tradução mais aceita é a de laje seca ou enxuta. De acordo com a opinião do historiador Dr. Luiz Macedo, o nome de nossa cidade deveria ser Tapetininga, que significa caminho seco.

Atualmente, Itapetininga é uma cidade com aproximadamente 166 mil habitantes, localizada a 170 km da capital São Paulo. É conhecida por sua qualidade de vida, ambiente tranquilo e hospitalidade, tornando-se uma cidade ideal para quem quer fugir da agitação das grandes metrópoles.

A cidade é abençoada com um clima ameno, com temperaturas amenas durante todo o ano. Isso tem atraído cada vez mais investidores e turistas, que procuram sua hospedagem nos hotéis e pousadas da cidade.

Com um vasto patrimônio natural, Itapetininga possui diversas opções de lazer, como o Parque da Represa, que é um local ideal para caminhadas, pedaladas, pesca e passeios de barco. Outro ponto turístico é o Museu Histórico Paulo Setúval, onde se encontram informações sobre a história e cultura da cidade.

Além disso, Itapetininga é reconhecida pela sua cultura e arte. A cidade é palco de diversos eventos culturais, como a tradicional Festa Junina, que atrai visitantes de todo o estado, além de uma forte cena musical, com bandas e artistas famosos se apresentando frequentemente na cidade.

Em resumo, Itapetininga é uma cidade histórica e acolhedora, conhecida por seu clima ameno, riqueza cultural e belezas naturais. Com uma economia em ascensão, a cidade tem atraído cada vez mais visitantes, investidores e novos moradores em busca de uma qualidade de vida melhor.

DEIXE UM COMENTÁRIO