Feriados Taboão da Serra 2024 SP veja feriados da cidade

Feriados Taboão da Serra 2024: Taboão da Serra é uma cidade localizada na região metropolitana de São Paulo, com aproximadamente 270 mil habitantes. Sua história institucional tem início em meados do século XX, mas a história da região onde se insere tem suas raízes no processo de colonização e na construção multifacetada dessa cidade/metrópole, desde os seus primórdios.

Feriados Taboão da Serra 2024

Veja na tabela abaixo os feriados Taboão da Serra 2024 e programe sua agenda.

01 DE JANEIRO Feriado Nacional (Confraternização Universal)
12 DE FEVEREIRO Ponto Facultativo (Carnaval)
13 DE FEVEREIRO Ponto Facultativo (Carnaval)
14 DE FEVEREIRO Ponto Facultativo (Quarta-feira de Cinzas)
19 DE FEVEREIRO Feriado Municipal (Aniversário Taboão da Serra)
29 DE MARÇO Ponto Facultativo (Sexta-feira Santa)
07 DE ABRIL Feriado Municipal (Sexta-feira santa)
21 DE ABRIL Feriado Nacional (Tiradentes)
01 DE MAIO Feriado Nacional (Dia do Trabalhador)
30 DE MAIO Ponto Facultativo (Corpus Christi)
08 DE JUNHO Feriado Municipal (Corpus Christi)
09 DE JULHO Feriado Estadual (Revolução Constitucionalista)
07 DE SETEMBRO Feriado Nacional (Independência do Brasil)
01 DE OUTUBRO Feriado Municipal (Amor Misericordioso)
12 DE OUTUBRO Feriado Nacional (Nossa Senhora Aparecida)
28 DE OUTUBRO Ponto Facultativo (Dia do Servidor Público)
02 DE NOVEMBRO Feriado Nacional (Finados)
15 DE NOVEMBRO Feriado Nacional (Proclamação da República)
24 DE DEZEMBRO Ponto Facultativo (Véspera de Natal)
25 DE DEZEMBRO Feriado Nacional (Natal)
31 DE DEZEMBRO Ponto Facultativo (Véspera de Ano-Novo)

Clique no link para visualizar somente os feriados São Paulo (nacionais e estaduais).

Feriados 2024 Taboão da Serra

Neste artigo você encontrará informações sobre os feriados Taboão da Serra 2024 cidade que está localizada em São Paulo, estado cuja sigla é SP.

A cidade de Taboão da Serra surgiu a partir de três diferentes núcleos de povoamento. O que chamamos de “centro velho”, atualmente conhecido como Jardim Santa Luzia, teve origem na antiga Chácara dos Padres Carmelitas (Igreja de Santa Terezinha), antiga venda do seu Zeca (José André de Moraes) e na velha bomba de gasolina de dona Luiza Hellmeister Andrade. Outro núcleo foi no Pirajuçara, onde o processo migratório teve bastante impacto no desenvolvimento econômico e social, proporcionando novos caminhos para a formação da cidade. Inicialmente, japoneses e italianos envolvidos nas atividades agrícolas e das olarias proporcionaram trabalho e sustento para muita gente que veio principalmente de Minas Gerais e do nordeste, a partir de meados do século XX. A região da atual Vila Iasi, no Arraial Paulista, é o terceiro núcleo de desenvolvimento, pois entre os anos 1930 e 1960 funcionou o Instituto Pinheiros, grande indústria farmacêutica voltada para a produção de vacinas nos moldes do Instituto Butantã.

Feriados Taboão da Serra SP

O Instituto Pinheiros representou a industrialização da região na época, inúmeras foram as contribuições dessa indústria no alvorecer da cidade de Taboão da Serra, mas talvez, a maior delas tenha sido no campo político. A esse respeito, é possível observar a presença de seus funcionários entre os primeiros emancipadores e políticos eleitos na região. Funcionários do instituto, proprietários de olarias, chácaras e comércio na região articularam a chamada Comissão dos 9, que organizou e promoveu o processo de emancipação.

Feriado em Taboão da Serra

Em 31 de dezembro de 1958, a Lei 5.121 foi votada e aprovada, criando os municípios de Taboão e Embu, além de outros sete na Grande São Paulo. Foi publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo em 31 de março de 1959. A data comemorativa do aniversário do município foi definida, no entanto, alguns anos depois, quando a Câmara Municipal aprovou a data de 19 de fevereiro de 1959, data da assinatura, como sendo do aniversário da cidade. O primeiro governo eleito pelo povo de Taboão da Serra, na época com cerca de 4000 habitantes, foi Nicola Vivilechio que venceu por 54 votos.

Próximo feriado em Taboão da Serra

Desde então, Taboão da Serra vem se desenvolvendo e crescendo. Nos anos 1980 e 1990, obras públicas foram feitas por toda a cidade, criando-se o Ginásio de Esportes, o Parque das Hortênsias, a Praça Luiz Gonzaga, a Escola Municipal Técnica Rui Barbosa e inúmeras escolas de educação infantil, ensino fundamental, postos de serviços de saúde e entre eles. A cidade cresceu e se tornou um importante polo regional, com destaque para o comércio e os serviços.

Taboão da Serra possui uma grande diversidade cultural, com eventos como a Festa de São Sebastião, a Semana da Juventude, a Mostra Cultural, a Festa do Trabalhador, a Festa das Nações e muitos outros.

A cidade também possui uma importante produção cultural, contando com a Biblioteca Jorge Amado e o Espaço Cultural Cido Franco, além de diversas manifestações culturais espalhadas por toda a cidade.

Taboão da Serra é uma cidade em constante desenvolvimento, que tem um lugar de destaque na região metropolitana de São Paulo. Com sua história e diversidade cultural, a cidade é um importante patrimônio histórico e cultural desta região do estado.

DEIXE UM COMENTÁRIO